Copie a tag abaixo e cole-a entre as tags de todas as páginas do seu site

Questão resolvida sobre ciclo menstrual, do Enem

(Enem/2014 – 3ª aplicação) Em média, a cada 28 dias ocorrem mudanças no corpo  da mulher devido ao seu ciclo reprodutivo. Em cada ciclo, observam-se modificações morfológicas nas glândulas mamárias, ovários e útero, em função da liberação de inúmeros hormônios. No início do ciclo observa-se que o hormônio liberador de gonadotrofinas (GnRH) estimula também a liberação de um outro hormônio (X), que proporciona o crescimento e diferenciação de um ovócito primário, a proliferação das células foliculares, a formação da zona pelúcida e o desenvolvimento de uma cápsula de tecido conjuntivo (denominada teca folicular).

O hormônio X ao qual o texto se refere é o(a)

A) estrogênio.
B)  progesterona.
luteinizante (LH).
folículo estimulante (FSH).
gonadotrófico coriônico humano (HCG).

RESOLUÇÃO:
O hormônio que atua sobre os folículos ovarianos primários, promovendo o crescimento folicular, é o hormônio folículo estimulante (FSH), produzido pela hipófise.
O hormônio estrogênio é produzido pelo folículo em crescimento e estimula a recuperação da parede uterina (endométrio), enquanto o hormônio progesterona (produzido pelo corpo lúteo) prepara o útero para uma possível gravidez.
O HCG é produzido pelo trofoblasto (camada de células que reveste o embrioblasto) e é indicativo da ocorrência de gravidez.
Resp.: D

VEJA TAMBÉM:
Questão discursiva sobre ciclo menstrual, da Unifimes 2016

0 comments… add one

Leave a Comment

Pular para a barra de ferramentas