(UVV/2020) Os experimentos de Mendel foram essenciais para a descrição das leis fundamentais da hereditariedade e formaram a base do conhecimento da genética. Após os trabalhos de Mendel, o estudo da genética se desenvolveu e diversos conceitos fundamentais da genética foram definidos. A partir do domínio desses conceitos e com a evolução dos conhecimentos da citogenética, sabemos que os fatores que Mendel considerou existir, e serem responsáveis pela herança, é o que hoje chamamos de genes.
Silva Jr., C., S. Sasson & N. Caldini-Jr. 2015. Biologia. 6. ed. São Paulo: Saraiva (Alterado).
Com relação aos conceitos fundamentais em genética, é correto o que se afirma em:
A) Fenótipo é a constituição gênica de um organismo, ou seja, o conjunto de genes alelos que o descendente recebe dos pais.
B) Gene é a unidade básica da hereditariedade. Em termos bioquímicos, gene é uma proteína básica que compõe o DNA.
C) Alelos são modalidades de um gene, ou seja, as diferentes formas em que ele pode se expressar. Alelo é o mesmo que fator mendeliano.
D) O alelo dominante é capaz de determinar o fenótipo quando está presente em dose dupla. Para o alelo recessivo, é necessário estar presente em dose simples para que expresse seu fenótipo.
E) Genótipo é a manifestação do fenótipo e resulta da interação do fenótipo com o meio ambiente.
RESOLUÇÃO:
A) Incorreta. A constituição gênica de um organismo é o genótipo.
B) Incorreta. Gene é um segmento da molécula de DNA capaz de transcrever um RNA funcional. Uma proteína é produto da tradução da informação genética codificada em um RNA mensageiro.
C) Correto. Os diferentes alelos de um gene são responsáveis pelas diferentes expressões fenotípicas do caráter condicionado por aquele gene.
D) Incorreta. Alelo dominante é aquele que manifesta seu efeito mesmo em dose simples.
E) Incorreta. O fenótipo corresponde à manifestação do genótipo e pode sofrer ação do ambiente.
Resp.: C
VEJA TAMBÉM:
– Questão resolvida sobre segregação independente, da Famerp 2015
Seja o primeiro a comentar