Questão resolvida envolvendo síntese de proteínas do coronavírus, da FMC

(FMC/2021-2) O coronavírus possui o genoma envolto em algumas proteínas dispostas em uma camada externa chamada de “envelope”, que é derivada da membrana celular do hospedeiro. Como todos os vírus “envelopados” (tal como o HIV e os herpesvírus), são sensíveis a sabões, detergentes e solventes de gorduras. Nesse envelope de dupla camada lipídica, são inseridas proteínas, muitas vezes contendo açúcares, que fazem parte da camada mais externa da partícula viral ou “vírion”.
Disponível em: https://www.ufrgs.br/jornal/coronavirus-covid-19-sarscov-2-e-outros-um-ponto-de-vista-virologico/. Acesso em:18 maio 2020. Adaptado.

Essas proteínas do envelope viral são sintetizadas nas células hospedeiras, no(s)
A) ribossomos livres do citoplasma.
B) retículo endoplasmático rugoso.
C) retículo endoplasmático liso.
D) ribossomos do interior no núcleo.
E) fragmentos da sua própria membrana.

RESOLUÇÃO:
As proteínas presentes no envelope viral são sintetizadas no retículo endoplasmático rugoso e daí, por meio de vesículas, são encaminhadas ao complexo de Golgi onde são adicionados os açúcares.
Resp.: B

VEJA TAMBÉM:
Resolução da questão sobre retículo endoplasmático e complexo golgiense, da UFRGS
Questão resolvida sobre síntese de proteínas, da UERJ
Questão resolvida sobre citoplasma e organelas celulares, da Unifesp

BAIXAR EBOOK GRATUITAMENTE

Está pronto para transformar sua abordagem de redação no Enem de forma inovadora? Descubra como o mundo da Barbie pode enriquecer seus argumentos socioculturais.

👉 Clique aqui e baixe agora o Ebook "Enem & Barbie: Explorando Temas Socioculturais para Redação" e dê o primeiro passo rumo à nota 1000! 💖🖋️


Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*