Questão resolvida sobre integrantes da membrana, da Unigranrio

(Unigranrio/2014)
“(ESTOCOLMO, 07 Out 2013 (AFP)) – O Prêmio Nobel de Medicina 2013 foi atribuído a dois americanos, Randy Schekman e James Rothman, e ao americano nascido na Alemanha, Thomas Südhof, por suas pesquisas sobre transportes intracelulares, úteis para diversos tratamentos. Os três cientistas foram recompensados por seus inovadores trabalhos sobre o sistema de transporte no interior da célula, para que ‘as moléculas sejam transportadas ao local correto da célula no momento adequado’, segundo o Comitê Nobel.”
“Suas descobertas tiveram um enorme impacto na compreensão da forma como uma carga é entregue dentro e fora da célula e têm implicações nos trabalhos sobre diversas doenças, incluindo distúrbios neurológicos e problemas imunológicos, assim como o diabetes, destacou o Comitê.”
Sabendo-se que os mecanismos de transporte podem envolver vesículas, e que estas possuem membrana. Veja a imagem abaixo e identifique a estrutura sinalizada com o número 1:
(07/10/2013 15h35 – Atualizado em 07/10/2013 15h35 – G1 Mundo, AFP)

A) Lisossomos
B) Lipídeos
C) Micela
D) Retículo Endoplasmático
E) Proteínas Integrais

RESOLUÇÃO:
A figura 1 indica proteínas integrais, presentes na estrutura da membrana. Tais proteínas atravessam integralmente a membrana plasmática e têm importante papel no transporte de substâncias pela membrana.
Resp.: E

VEJA TAMBÉM:
Questões resolvidas sobre estrutura da membrana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.