Questão resolvida envolvendo água, doenças e outros temas, da Unifap

(Unifap) Nos anos 60 e 70 a diarréia infantil era a principal causa de morte de crianças na maior parte dos países pobres. Surgiu então o soro caseiro, uma forma fácil de administrar líquidos e sais à criança. Foi um verdadeiro ovo de Colombo: nenhuma outra medida
crianças. O Pacs (Programa dos Agentes Comunitários de Saúde) é o equivalente organizacional desta ideia. Precisamos, sim, de serviços e equipamentos sofisticados, mas precisamos muito mais de trabalhadores de saúde que visitem as famílias em suas casas e ajudem
sanitários. É uma missão técnica, sim, e é administrativa também, mas é, sobretudo, uma missão humana, gloriosa em sua aparente simplicidade.
Ref. SCLIAR, M. Saúde e simplicidade. Zero Hora

(01) O Schistossoma mansoni, um parasita digenético apresenta ciclo evolutivo em dois hospedeiros. O homem é
considerado o hospedeiro definitivo, pois nele ocorre a forma assexuada de reprodução.
(02) As bactérias quimiossintetizantes utilizam a luz para a síntese de compostos orgânicos, como exemplo pode citar as nitrificantes.
(04) Os micoplasmas, são as menores células que se conhecem, encontram-se no solo e em esgotos e são parasitas intracelulares. São conhecidos também por PPLO (pleuro-pneumonia-like-organisms), agentes da pneumonia em aves e ratos.
(08) A ligação iônica resulta da atração eletrostática de íons de cargas opostas. Geralmente, ela é formada entre dois átomos cujos valores de eletronegatividade são bastante distintos. É o caso do NaCl presente no soro caseiro.
(16) Na adição de cloreto de sódio em água, ocorre uma ionização produzindo corrente elétrica.

RESOLUÇÃO:
(01) Falso. O Schistosoma mansoni é um parasita digenético (heteroxênico) e o homem é o hospedeiro definitivo, pois, é onde ocorre a fase sexuada do verme.
(02) Falso. As bactérias quimiossintetizantes utilizam energia proveniente de oxidações inorgânicas, como a liberada na conversão de nitrito em nitrato, no ciclo do nitrogênio.
(04) Falso. Os molicutes (nome atual do grupo) são bactérias consideradas os menores seres vivos de vida livre (não são parasitas intracelulares). O tamanho desses organismos é de cerca de 0,2 μm (tamanho dos maiores vivos) e, por isso, visíveis somente ao microscópio eletrônico. O termo Micoplasma, atualmente, é nome de um dos 14 gêneros do grupo.
(08) Verdadeira.
(16) Falsa. Na dissolução do cloreto de sódio em água ocorre uma dissociação iônica (os íons já ocorrem no cristal, formando a rede cristalina).
Resp.: 08 ( o gabarito oficial considerou o item 04 como verdadeiro, o que não está correto, pelo fato de ocorrerem espécies de vida livre).

VEJA TAMBÉM:
Questão resolvida sobre processos reprodutivos em bactérias, da UFRGS 2016

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.