Questão resolvida síndrome alcoólica fetal, da USS

(USS/2024-2) A Síndrome Alcoólica Fetal (SAF), causada pelo consumo de álcool durante a gestação, provoca alterações no Sistema
Nervoso Central (SNC) dos bebês, as quais geram consequências como: dificuldades de concentração, de memória e
de aprendizado, além de comprometimento na coordenação motora e na habilidade de solução de problemas.
Com base nos sintomas descritos, essa síndrome afeta a seguinte região do SNC:

A) ponte.
B) bulbo.
C) córtex cerebral.
D)medula espinhal.

RESOLUÇÃO:
Analisando as alternativas propostas:
A) Incorreta. A ponte é uma parte do tronco encefálico que está envolvida principalmente na regulação de funções vitais e na transmissão de sinais entre diferentes partes do cérebro, não sendo a principal área associada aos sintomas descritos.
B) Incorreta. O bulbo (medula oblonga) é responsável por funções vitais, como a regulação da respiração, batimentos cardíacos e pressão arterial, e não está diretamente relacionado com os sintomas descritos.
C) Correta. O córtex cerebral é a camada externa do cérebro e está envolvido em funções cognitivas superiores, como memória, aprendizado, atenção, coordenação motora e resolução de problemas, sendo a região mais afetada pelos sintomas da Síndrome Alcoólica Fetal.
D) Incorreta. A medula espinhal é responsável pela condução de sinais nervosos entre o cérebro e o resto do corpo, e por reflexos motores simples. Não está diretamente associada aos sintomas cognitivos e de coordenação descritos.
Resp.: C

VEJA TAMBÉM:
Questão resolvida sobre esclerose múltipla, da Unec
Unifap cobra questão envolvendo o filme Hannibal. Confira.
Unicesumar 2020 propõe questão sobre sistema nervoso. Confira.

BAIXAR EBOOK GRATUITAMENTE

Está pronto para transformar sua abordagem de redação no Enem de forma inovadora? Descubra como o mundo da Barbie pode enriquecer seus argumentos socioculturais.

👉 Clique aqui e baixe agora o Ebook "Enem & Barbie: Explorando Temas Socioculturais para Redação" e dê o primeiro passo rumo à nota 1000! 💖🖋️


Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*