Questão resolvida sobre sistema respiratório, da Faceres

(Faceres/2019-2) Sobre o sistema respiratório humano, é correto afirmar:
A) As cavidades nasais são revestidas de mucosa, com produção de muco e com presença de pelos, cujas funções são umidificar o ar e filtrar impurezas que não devem seguir para o esôfago.
B) A caixa torácica protege os pulmões, que são envolvidos por duas membranas denominadas miocárdio, responsáveis pela contração dos alvéolos pulmonares.
C) Os alvéolos pulmonares são recobertos por capilares sanguíneos viabilizando a troca gasosa entre eles, denominada hematose, em que o gás carbônico passa do alvéolo para capilar e o oxigênio do capilar para o alvéolo.
D) A inspiração depende do relaxamento da musculatura intercostal e do diafragma, aumentando o volume da caixa torácica e facilitando a entrada do ar nos pulmões.
E) Os movimentos respiratórios podem ser controlados voluntariamente até certo ponto, quando os centros nervosos que controlam a respiração, localizados no bulbo encefálico e na medula espinal, exercem controle independente da nossa vontade.

RESOLUÇÃO:
A) Incorreta. Após sair da cavidade nasal, o ar passa para a  faringe, depois laringe e segue à traqueia e brônquios, atingindo os pulmões. O esôfago é integrante do sistema digestório.
B) Incorreta. As membranas que revestem os pulmões são  as pleuras. Miocárdio é o termo empregado para a musculatura do coração (tecido muscular estriado cardíaco).
C) Falsa. Na hematose, ocorre passagem de O2 dos alvéolos para os capilares de CO2 dos capilares para os alvéolos.
D) Falsa. O aumento da cavidade torácica é devido à contração dos músculos intercostais e do diafragma.
E) Verdadeira.
Resp.: E

VEJA TAMBÉM:
Resumo sobre sistema respiratório. 
Resumo sobre dissociação do oxigênio da hemoglobina. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *