Questão resolvida sobre ácaros e alergias, da UESPI

(UESPI) O ácaro, ilustrado na figura abaixo, é uma das principais causas de alergias no mundo. Sobre essa questão, reconheça a informação correta.

A) Somente crianças são alérgicas aos ácaros, devido a uma resposta imunológica ainda imatura.
B) O ácaro é um inseto encontrado em tapetes e ambientes empoeirados, cuja ingestão através do trato respiratório produz como sintomas espirros e coriza.
C) O choque anafilático, e não o contato com ácaros, corresponde às causas da alergia, como o fechamento da glote e a produção excessiva de
muco.
D) As alergias são reações de hipersensibilidade produzidas pelo sistema imune quando qualquer antígeno entra em contato com o corpo humano.
E) Ter contato frequente com os antígenos que desencadeiam a reação alérgica, em pequenas dosagens, faz o corpo desenvolver tolerância.

RESOLUÇÃO:
Entre os diversos agentes alérgenos, os ácaros estão entre os mais comuns. Não são apenas as crianças que podem desenvolver alergia, pois pessoas de qualquer idade estão sujeitas, dependendo da sensibilidade individual. Eles não são insetos, mas aracnídeos microscópicos, e não causam alergia pela ingestão, e sim pela inalação de partículas no ar. O contato com essas partículas pode provocar reações do tipo rinite alérgica, sem necessariamente causar choque anafilático, que é uma reação mais grave e rara.
A exposição frequente (e em pequenas doses) do corpo a certos antígenos (que desencadeiam reação alérgica), pode fazer com que o corpo desenvolva tolerância àquele antígeno.
Resp.: E

VEJA TABÉM:
Questão reosolvida sobre crustáceos, da UFPR

BAIXAR EBOOK GRATUITAMENTE

Está pronto para transformar sua abordagem de redação no Enem de forma inovadora? Descubra como o mundo da Barbie pode enriquecer seus argumentos socioculturais.

👉 Clique aqui e baixe agora o Ebook "Enem & Barbie: Explorando Temas Socioculturais para Redação" e dê o primeiro passo rumo à nota 1000! 💖🖋️


Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*