(Unichristus/2015) A maioria dos rios e dos lagos possuem um pH entre 6 e 8. O pH dos lagos, no entanto, pode atingir valores aproximados a 5. Quando os solos e a água não têm a capacidade de neutralizar a chuva ácida, todos os organismos que vivem em meios aquáticos poderão morrer por consequência desse fenômeno. Os sapos suportam as variações de pH maiores e poderiam resistir, mas, se o seu alimento também desaparecer, acabarão morrendo. À medida que a acidez dos lagos aumenta, os peixes vão desaparecendo. Mesmo que alguns mais resistentes consigam sobreviver, é muito difícil que a sua continuidade esteja assegurada uma vez que os seus ovos serão incapazes de eclodir.
Disponível em:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=908(adaptado). Acesso em: 30 de junho de 2014.
De acordo com o texto, pode-se inferir que
A) as chuvas ácidas poderiam causar a diminuição do pH da água de um lago, o que acarretaria a morte de algumas espécies, rompendo a cadeia alimentar.
B) as chuvas ácidas poderiam provocar alcalinização do solo, o que prejudicaria o crescimento de certos vegetais.
C) as chuvas ácidas causam danos se apresentarem valor de pH maior que o da água destilada (em temperatura a 25 ºC).
D) os lagos que possuem pH inferior a 4 estão aptos para criação de peixes.
E) a cadeia alimentar não seria rompida porque os sapos são consumidores primários e permaneceriam vivos.
RESOLUÇÃO:
O texto descreve como a chuva ácida pode diminuir o pH dos lagos, tornando-os mais ácidos, o que pode levar à morte de organismos aquáticos e, consequentemente, à ruptura da cadeia alimentar, já que os sapos, mesmo sobrevivendo, também morreriam se seu alimento desaparecesse.
Resp.: A
VEJA TAMBÉM:
– UERR 2023 – prova de biologia resolvida
Seja o primeiro a comentar