Questão resolvida sobre condução de seiva e anelamento, da UFSCar

(UFSCar) Se retirarmos um anel da casca de um ramo lateral de uma planta, de modo a eliminar o floema, mas mantendo o xilema intacto, como mostrado na figura, espera-se que

A) o ramo morra, pois os vasos condutores de água e sais minerais são eliminados e suas folhas deixarão de realizar fotossíntese.
B) o ramo morra, pois os vasos condutores de substâncias orgânicas são eliminados e suas folhas deixarão de receber alimento das raízes.
C) o ramo continue vivo, pois os vasos condutores de água e sais minerais não são eliminados e as folhas continuarão a realizar fotossíntese.
D) o ramo continue vivo, pois os vasos condutores de substâncias orgânicas não são eliminados e suas folhas continuarão a receber alimento das raízes.
E) a planta toda morra, pois a eliminação do chamado anel de Malpighi, independentemente do local onde seja realizado, é sempre fatal para a planta.

RESOLUÇÃO:
Quando o anelamento é feito em galho, não ocorre morte da planta. Isso acontece porque a seiva bruta (água + minerais) continua chegando às folhas, via xilema (integrante da madeira), que continua realizando fotossíntese. O anelamento de um galho interromperá apenas a passagem de produtos fotoassimilados (seiva elaborada) deste galho para outras partes da planta.
Resp.: C

VEJA TAMBÉM:
Questão resolvida sobre retirada de casca da árvore, da UPE 2014

BAIXAR EBOOK GRATUITAMENTE

Está pronto para transformar sua abordagem de redação no Enem de forma inovadora? Descubra como o mundo da Barbie pode enriquecer seus argumentos socioculturais.

👉 Clique aqui e baixe agora o Ebook "Enem & Barbie: Explorando Temas Socioculturais para Redação" e dê o primeiro passo rumo à nota 1000! 💖🖋️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *