Questão resolvida sobre engenharia genética, da Acafe

(Acafe/2021) Biotecnologia é a área de estudo e desenvolvimento de seres modificados em laboratório com o intuito de promover o aprimoramento de técnicas em vários setores.
A respeito do tema, analise as afirmações a seguir.

I – Os estudos da genética da biologia molecular e da celular deram suporte para o desenvolvimento da engenharia genética, tecnologia que controla o DNA recombinante das espécies, permitindo a criação de produtos chamados de transgênicos.
ll – No Brasil, a lei da biossegurança permite o uso, mediante autorização dos pais, de células-tronco embrionárias obtidas de embriões humanos, produzidos por fertilização in vitro e que estejam congelados há mais de três anos, para fins de pesquisa e terapia.
lll – Biotecnologia branca é utilizada na saúde para o desenvolvimento de novos tratamentos ou remédios. As manipulações genéticas podem ajudar no diagnóstico de doenças ou nos processos de cura.
lV – As células-tronco, comprovadamente, podem ser usadas para o tratamento de doenças do sangue, tais como: leucemias, linfomas e anemias malignas.
V – O biodiesel é único biocombustíveis de origem agrícola produzidos no Brasil.

Todas as afirmações estão corretas em:
A) I – II – IV
B) I – II – V
C) III – IV – V
D) II – III – IV

RESOLUÇÃO:
Apenas a afirmação III está incorreta. A biotecnologia branca corresponde à área de aplicação do conhecimento genético que se dedica à elaboração de materiais menos poluentes ao meio ambiente (aplicada em procedimentos industriais).
Resp.: A

VEJA TAMBÉM:
Questão resolvida sobre biotecnologia envolvendo bactérias, da UCS 2013

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.