Questão resolvida sobre estômatos, da Unifaa

(Unifaa/2017 – Medicina) A figura abaixo ilustra uma visão frontal do estômato e as alterações na forma das células-guarda.

Um estímulo para tornar as células-guarda túrgidas é a

A) presença do hormônio ácido abscísico (ABA), produzido em resposta à deficiência hídrica.
B) alta temperatura, que favorece a perda de água por osmose para as células vizinhas.
C) presença de luz, que promove a absorção ativa de íons K+ oriundos das células vizinhas.
D) existência de vento, diminuindo a pressão de turgor no vacúolo celular e no citoplasma.
E) falta de água no solo durante o dia, o que aumenta a pressão osmótica nas células da raiz.

RESOLUÇÃO:
As células-guarda ficam túrgidas quando acumulam solutos, principalmente íons K+, o que reduz o potencial hídrico dentro delas. Com isso, a água entra por osmose, aumentando o turgor e abrindo o estômato. Um dos fatores que favorece a entrada de íons K+ nas células-gurada é a    presença de luz (estimula mecanismos de transporte ativo nas células-guarda, promovendo a entrada de K+ a partir das células vizinhas). Esse acúmulo de íons favorece o fluxo de água para dentro das células, tornando-as túrgidas e abrindo o estômato.
Resp.: C

VEJA TAMBÉM:
Questão resolvida sobre estômato, do Anhembi Morumbi 2014
Resolução da questão sobre abertura e fechamento de estômatos, da UFG

BAIXAR EBOOK GRATUITAMENTE

Está pronto para transformar sua abordagem de redação no Enem de forma inovadora? Descubra como o mundo da Barbie pode enriquecer seus argumentos socioculturais.

👉 Clique aqui e baixe agora o Ebook "Enem & Barbie: Explorando Temas Socioculturais para Redação" e dê o primeiro passo rumo à nota 1000! 💖🖋️


Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*