Questão resolvida sobre fisiologia vegetal e práticas agrícolas, da UEM

(UEM-PAS/2023) Sobre fisiologia vegetal e práticas agrícolas no Brasil, assinale o que for correto.

01) A reprodução assexuada no cultivo de plantas é um mecanismo empregado na agricultura com finalidade comercial.
02) Na prática da hidroponia (cultivo sem o uso do solo e com emprego doméstico ou comercial), as plantas recebem nutrientes minerais por meio de solução aquosa.
04) O etileno promove o crescimento do caule e da raiz, e a presença desse tipo de hormônio classifica o alimento como orgânico.
08) O trigo de inverno, planta de dia longo e sem vernalização, é cultivado no cerrado mineiro, área de cultura temporária e de unidades produtivas tradicionais.
16) A enxertia é um dos mecanismos naturais de propagação vegetativa aplicado na agricultura e é um subsistema agrícola da plantation nacional.

RESOLUÇÃO:
01) Verdadeira. Um bom exemplo, é o plantio de rosas por meio de estacas.
02) Verdadeira. As raízes das plantas entram em contato com uma solução aquosa rica em nutrientes.
04) Falsa. O etileno promove a queda de folhas (abscisão foliar) e estmula a maturação de frutos.
08) Falsa. O trigo de inverno é uma planta de dia curto  e que apresenta vernalização, isto é, é uma planta que precisa de um período de frio para germinar ou para florescer.
16) Falsa.  O plantation é um sistema de monocultura, introduzido no Brasil durante a colonização portuguesa, visando interesses do mercado exterior.
A enxertia é um mecanismo de propagação vegetativa artificial, em que o homem usa partes de uma planta (cavaleiro) em outra (cavalo).
Resp.: 03 (01 + 02)

VEJA TAMBÉM:
Questão resolvida sobre hormônios vegetais, da UFAC

BAIXAR EBOOK GRATUITAMENTE

Está pronto para transformar sua abordagem de redação no Enem de forma inovadora? Descubra como o mundo da Barbie pode enriquecer seus argumentos socioculturais.

👉 Clique aqui e baixe agora o Ebook "Enem & Barbie: Explorando Temas Socioculturais para Redação" e dê o primeiro passo rumo à nota 1000! 💖🖋️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *