(UFSCar) … quando cultivadas por três meses num local com 720 ppm (partes por milhão) de CO2 no ar, o dobro da concentração atmosférica, as mudas de Hymenaea courbaril [jatobá] duplicam a absorção de gás carbônico e a produção de açúcares (carboidratos) e aumentam em até 50% sua biomassa …
(Marcos Pivetta. Pesquisa FAPESP n.º 80, outubro de 2002.)
O texto permite concluir que, nos jatobás, a
A) taxa de respiração celular em condições naturais é cerca de 100% maior do que em um ambiente com 720 ppm (partes por milhão) de CO2 no ar.
B) produção de açúcares só não é maior em condições naturais porque a concentração de CO2 atmosférico atua como fator limitante da fotossíntese.
C) produção de açúcares só não é maior em condições naturais porque a concentração de CO2 atmosférico atua como fator limitante da respiração celular.
D) concentração de CO2 atmosférico atua como fator estimulante da fotossíntese e como fator inibidor da respiração celular.
E) concentração de CO2 atmosférico atua como fator inibidor da fotossíntese e como fator estimulante da respiração celular.
RESOLUÇÃO:
O texto revela que, ao dobrar a concentração de CO2 no ar, as mudas de jatobá duplicam a absorção deste gás, o que significa que duplicam a taxa fotossintética.
Isso permite inferir que a produção de açúcares (produtos da fotossíntese) só não é maior em condições naturais porque a concentração de CO2 na atmosfera atua como fator limitante da fotossíntese.
Resp.: B
VEJA TAMBÉM:
– Questão resolvida sobre fatores que interferem na fotossíntese, da UFPR
– PAS 2 – ano 2023 – UFLA – prova de biologia resolvida
– Questão resolvida sobre organelas celulares e suas funções, da Multivix
Seja o primeiro a comentar