O que é mórula?

Fase embrionária de mórula:

A mórula é um estágio inicial do desenvolvimento embrionário em organismos multicelulares. Na espécie humana, a mórula é formada por volta do 5º dia após a fertilização do óvulo pelo espermatozoide, enquanto o zigoto está se deslocando pela tuba uterina em direção ao útero. Enquanto os blastômeros se dividem (período de clivagem), ainda permanecem envoltos pela zona pelúcida.

Características da Mórula:

  1. Forma e Estrutura: A mórula é uma massa compacta e esférica de células, as quais são chamadas de blastômeros.
  2. Número de Células: Geralmente, a mórula consiste de 16 a 32 células resultantes de divisões mitóticas sucessivas do zigoto. Uma característica das divisões celulares na fase de mórula é que a intérfase é constituída basicamente pela fase S (as fases G1 e G2 são muito curtas ou inexistentes).
  3. Compactação: Os blastômeros são esféricos, formam uma estrutura compacta  e podem ser facilmente isolados uns dos outros por ação mecânica.
  4. Localização: Na espécie humana, a mórula se forma na tuba uterina.

Processo de Desenvolvimento:

Após a formação da mórula, ela continua a se dividir e passa a se chamar blastocisto quando atinge cerca de 70-100 células e começa a formar uma cavidade interna, a blastocele,  preparando-se para a implantação na parede uterina.

BAIXAR EBOOK GRATUITAMENTE

Está pronto para transformar sua abordagem de redação no Enem de forma inovadora? Descubra como o mundo da Barbie pode enriquecer seus argumentos socioculturais.

👉 Clique aqui e baixe agora o Ebook "Enem & Barbie: Explorando Temas Socioculturais para Redação" e dê o primeiro passo rumo à nota 1000! 💖🖋️

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*