Fase embrionária de mórula:
A mórula é um estágio inicial do desenvolvimento embrionário em organismos multicelulares. Na espécie humana, a mórula é formada por volta do 5º dia após a fertilização do óvulo pelo espermatozoide, enquanto o zigoto está se deslocando pela tuba uterina em direção ao útero. Enquanto os blastômeros se dividem (período de clivagem), ainda permanecem envoltos pela zona pelúcida.
Características da Mórula:
- Forma e Estrutura: A mórula é uma massa compacta e esférica de células, as quais são chamadas de blastômeros.
- Número de Células: Geralmente, a mórula consiste de 16 a 32 células resultantes de divisões mitóticas sucessivas do zigoto. Uma característica das divisões celulares na fase de mórula é que a intérfase é constituída basicamente pela fase S (as fases G1 e G2 são muito curtas ou inexistentes).
- Compactação: Os blastômeros são esféricos, formam uma estrutura compacta e podem ser facilmente isolados uns dos outros por ação mecânica.
- Localização: Na espécie humana, a mórula se forma na tuba uterina.
Processo de Desenvolvimento:
Após a formação da mórula, ela continua a se dividir e passa a se chamar blastocisto quando atinge cerca de 70-100 células e começa a formar uma cavidade interna, a blastocele, preparando-se para a implantação na parede uterina.
Seja o primeiro a comentar