Questão resolvida sobre fertilizantes no solo, da Católica SC

(Católica SC/2014) A agricultura está enfrentando um grande problema em todo o mundo com a falta de recursos hídricos adequado, forçando muitos produtores a utilizar água salobra para a irrigação das culturas (Reed, 1996). Em muitas áreas de produção, o uso de água de baixa qualidade para irrigação e a aplicação de quantidades excessivas de fertilizantes são as principais razões para o problema do aumento da salinidade do solo. Em se tratando de regiões áridas e semiáridas irrigadas, constitui um sério problema, limitando a produção
agrícola e reduzindo a produtividade das culturas a níveis anti-econômicos. Os efeitos da salinização sobre as plantas podem ser causados pelas dificuldades de absorção de água, toxicidade de íons específicos e pela interferência dos sais nos processos fisiológicos (efeitos indiretos) reduzindo o crescimento e o desenvolvimento das plantas.
Fonte: <http://200.7.175.130/agroumsa/sites/default/files/repositorio/cap_09_Efeitos%20dos%20sais%20no%20solo%20e%20na%20planta.pdf>
Acesso em: 14/05/2013.

A aplicação de quantidades excessivas de fertilizantes são as principais razões para o problema do aumento da salinidade do solo. O aumento da salinidade do solo pode dificultar a planta na absorção de agua, uma vez que:
A) O solo se torna hipotônico em relação às raízes das plantas, ocorrendo perda de água por osmose.
B) O solo se torna hipertônico em relação às raízes das plantas, ocorrendo perda de água por osmose.
C) O solo se torna hipertônico em relação às raízes das plantas, ocorrendo perda de água por transporte ativo.
D) As plantas se tornam hipertônicas e perdem água por osmose.
E) As plantas se tornam hipotônicas e ganham água por osmose.

RESOLUÇÃO:
Com a aplicação de adubo, o solo fica hipertônico (com maior concentração de sais) em relação às células do sistema radicular que, então, perdem água para o solo e a planta morre.
Resp.: B

VEJA TAMBÉM:
Resumo sobre Osmose

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.