Questão discursiva sobre Osmorregulação, da UERJ

(UERJ/2020) A osmorregulação é um mecanismo de controle das taxas de água e de sais, visando à manutenção da homeostase. Em organismos unicelulares de água doce, a osmorregulação é realizada por uma organela específica; já em organismos vertebrados, essa função é desempenhada, principalmente, pelos rins. Nos peixes ósseos, por exemplo, esse órgão atua de forma diferente em ambientes marinhos e de água doce. Observe nos gráficos a concentração de
sais, em mg/L, no sangue e na urina de dois grupos de peixes ósseos, A e B, que vivem em ambientes distintos:

Indique a organela específica responsável pela osmorregulação em organismos unicelulares de água doce.

A partir dos gráficos, identifique o grupo de peixes que vive no ambiente marinho, justificando sua resposta com base na concentração de sais presente na urina desses animais.

RESOLUÇÃO:
Em organismos unicelulares de água doce (como os protozoários ), o vacúolo pulsátil (ou vacúolo contrátil) é o responsável pela eliminação de água que entra continuamente na célula pela osmose, visto que a célula destes organismos é hipertônica em relação ao meio.
Em peixes marinhos, ocorre o inverso. O meio é hipertônico em relação às células do corpo do animal, que perdem água por osmose.
Esses animais eliminam urina muito concentrada (com alto teor de sais), como mostrado no gráfico B.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *