TRANSPORTE ATIVO
Sabe-se que na natureza tudo tende ao equilíbrio, e no caso de concentrações entre dois meios, isso também ocorre. No transporte ativo, todavia, o soluto flui contra seu gradiente de concentração, isto é, do meio menos concentrado para o meio mais concentrado, o que é popularmente chamado de “transporte morro acima”. Nesse caso, ao contrário do ocorrido no transporte passivo, há gasto de energia (ATP) para movimentação do soluto entre os meios intracelular e extracelular.
No caso do transporte ativo, as proteínas de membrana responsáveis por sua efetuação são chamadas de transportadoras, mas muitas vezes podem ser chamadas de bombas. Nesse tipo de transporte, o transportador em questão deve acoplar o fluxo de soluto, energeticamente desfavorável, a um processo capaz de gerar energia para o transporte, de modo que há, então, gasto de energia.
As moléculas transportadas nesse processo são moléculas maiores, ou portadoras de carga, como os íons. Vale ressaltar também que existem três modos de transporte ativo:
A) transporte acoplado, que liga o transporte favorável de um soluto ao transporte desfavorável de outro visando redução do custo energético;
B)bomba movida a ATP, que liga o transporte do soluto à quebra de moléculas de ATP, geradoras de energia;
C)bomba movida à luz, comum em bactérias, em que há o acoplamento do transporte a alguma fonte luminosa.
Um exemplo bastante comum do transporte acoplado consiste na bomba dos íons sódio (Na+) e potássio (K+), necessária à manutenção do equilíbrio osmótico. Nesse caso, a concentração de Na+ é maior fora da célula, enquanto a concentração de K+ é maior no interior da célula. Neste caso, há o acoplamento do transporte de 3 íons sódio para fora e de 2 íons potássio para dentro de modo simultâneo, utilizando um mesmo transportador, e evitando o desperdício de energia. Ao final desse transporte, há a polarização da membrana, que é uma condição necessária à condução de impulsos nervosos, por exemplo.
Lembre-se que no transporte passivo, o fluxo se dá a favor do gradiente de concentração e não há gasto de energia, podendo ocorrer osmose, difusão simples ou difusão facilitada. Todavia, no transporte ativo, o fluxo se dá contra o gradiente de concentração e há gasto energético.
O transporte passivo busca IGUALAR as concentrações entre 2 meios; já o transporte ativo garante uma DESIGUALDADE de concentrações entre os dois meios.
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