(UFRGS/2015) Em relação à produção e ao uso de fertilizantes sintéticos utilizados em lavouras, considere as seguintes afirmações.
I – O fosfato de amônia é um ingrediente básico de fertilizantes, sendo o fósforo obtido principalmente a partir de rochas de fosfato de cálcio.
II – A água da chuva carrega fertilizantes para os cursos de água, provocando o aumento do volume de nutrientes e da população de plantas e de organismos que delas se alimentam, como os moluscos.
III – O uso excessivo de fertilizantes para a produção de biocombustíveis pode contribuir mais para o aquecimento global do que o benefício trazido pela economia de combustíveis fósseis.
Quais estão corretas?
A) Apenas I.
B) Apenas II.
C) Apenas I e III.
D) Apenas II e III.
E) I, II e III.
RESOLUÇÃO:
I) Correta. Os fertilizantes fosfatados são obtidos a partir de rochas fosfáticas, que contêm fosfato de cálcio. O fosfato de amônio é um fertilizante comum, utilizado para fornecer fósforo e nitrogênio às plantas.
II) Correta. Esse fenômeno é conhecido como eutrofização, no qual o excesso de nutrientes, especialmente fósforo e nitrogênio, promove a proliferação de algas e outros organismos aquáticos, alterando o ecossistema.
III) Correta. A produção intensiva de biocombustíveis pode aumentar a emissão de gases de efeito estufa devido ao uso excessivo de fertilizantes nitrogenados, que liberam óxido nitroso (N₂O), um gás com alto potencial de aquecimento global.
Resp.: E
VEJA TAMBÉM:
– Questão resolvida sobre fertilizantes no solo, da Católica SC
– Resolução da questão sobre ciclo do nitrogênio, da UniCeub 2019
Seja o primeiro a comentar