Questão resolvida sobre HPV, da UFRJ

(UFRJ) O HPV (papiloma vírus humano) é um vírus sexualmente transmitido, causador do aparecimento de verrugas genitais em homens e mulheres. A infecção pelo HPV em mulheres está diretamente relacionada à incidência de um tipo de câncer que pode ser diagnosticado precocemente por meio de um teste histológico simples e barato, o teste de Papanicolau. Após a puberdade, esse teste é realizado regularmente pela maioria das mulheres em países ricos, o que não ocorre nos países pobres. Um resultado positivo no teste permite tratamento precoce e é importante para que as mulheres possam evitar a transmissão posterior do HPV. O gráfico a seguir mostra a incidência de três tipos de câncer em mulheres de países ricos e pobres.
A) Identifique o tipo de câncer causado por infecção pelo HPV. Justifique sua resposta.
B) Indique um método eficaz para evitar a transmissão do HPV por indivíduos sexualmente ativos. Justifique sua resposta.
RESOLUÇÃO:
A) A infecção pelo HPV contribui para a ocorrência de câncer de colo de útero. A análise do gráfico mostra uma grande discrepância entre a incidência desse tipo de câncer em países pobres, onde não se realizam exames preventivos e a incidência em países ricos, onde tais exames são rotineiros.
B) O uso de preservativo (camisinha) é uma boa medida profilática contra o HPV, visto que o vírus não consegue atravessar o material do qual é feito o preservativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.