(Udesc) As interações ecológicas entre as populações são muito complexas. Existem três tipos de relações: as positivas ou harmônicas, as negativas ou desarmônicas e as neutras.
Em relação ao enunciado, associe as colunas abaixo:
(1) Colônia
(2) Mutualismo
(3) Comensalismo
(4) Parasitismo
(5) Amensalismo ou antibiose
( ) Relação harmônica interespecífica, caracterizada pela associação de duas espécies, com benefício apenas a um dos indivíduos, sem prejuízo ao outro. Muitos seres se aproveitam dos restos alimentares de outros, estando em perfeita harmonia com estes. É o exemplo do peixe-piloto, que se alimenta dos restos de alimentos do tubarão.
( ) Relação harmônica intraespecífica, caracterizada pela união de indivíduos da mesma espécie. Eles apresentam um grau profundo de interdependência, sendo impossível a vida quando isolados. É o exemplo de caravelas e corais.
( ) Relação desarmônica interespecífica, caracterizada por uma espécie ser prejudicada e a outra não; ocorre com indivíduos de uma população que produzem e secretam substâncias inibidoras do desenvolvimento de indivíduos de populações de outras espécies. É o caso do fungo Penicillium notatum, que produz o antibiótico penicilina.
( ) Relação desarmônica interespecífica, caracterizada por organismos que se instalam e vivem no corpo de outros, retirando alimentos e outros recursos. É o exemplo de alguns protozoários e helmintos.
( ) Relação harmônica interespecífica, caracterizada pela íntima associação, em nível anatômico e fisiológico, entre indivíduos de espécies diferentes, ocorrendo a troca de alimentos e de metabólicos. A separação desses indivíduos impossibilita a sobrevivência de ambos. É o
exemplo de cupins e protozoários.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.
A) 2 – 1 – 5 – 4 – 3
B) 3 – 2 – 4 – 5 – 1
C) 2 – 3 – 5 – 4 – 1
D) 3 – 1 – 5 – 4 – 2
E) 1 – 3 – 4 – 5 – 2
RESOLUÇÃO:
A colônia é uma relação intraespecífica positiva (harmônica) em que os indivíduos permanecem unidos em um substrato comum como, por exemplo, corais e bactérias.
O mutualismo é uma relação interespecífica harmônica, em que os indivíduos envolvidos têm uma dependência mútua como, por exemplo, nos líquens (algas + fungos); entre cupins e protozoários (que digerem a celulose).
O comensalismo é uma relação interespecífica positiva em que uma espécie se alimenta de restos deixados por outra; nessa associação apenas uma das espécies é beneficiada.
O parasitismo é uma relação interespecífica negativa, em que uma das espécies se instala no corpo de outra, prejudicando-a.
O amensalismo é uma relação interespecífica negativa em que uma espécie inibe o desenvolvimento de outra como, por exemplo, entre certos fungos (o Penicillium notatum é um deles) e bactérias.
Resp.: D
VEJA TAMBÉM:
– Questão resolvida sobre relações ecológicas, do Pism-UFJF
Seja o primeiro a comentar