Questão resolvida sobre reprodução de vírus, da Unilago

(Unilago/2013-2) Com base nos conhecimentos sobre vírus, considere as afirmativas a seguir.
I. A reprodução de um adenovírus ocorre quando a sua membrana se funde com a membrana da célula hospedeira e o capsídeo viral penetra no citoplasma. O RNA produz, sob a ação da transcriptase reversa, uma molécula de DNA que penetra no núcleo da célula, integra-se a um cromossomo e recombina-se com o DNA celular.
II. Durante o ciclo lisogênico de um bacteriófago, a bactéria infectada tem suas funções normais interrompidas, e o DNA viral, ao mesmo tempo que inicia a replicação, comanda as funções da célula hospedeira.
III. Os vírus são constituídos de ácido nucleico envolto por uma cápsula de proteína, denominada capsídeo, e estão divididos em dois grupos: os que são constituídos de DNA (adenovírus) e os que são constituídos de RNA (retrovírus).
IV. Os vírus são parasitas obrigatórios de diferentes organismos, como bactérias, fungos, animais e plantas. No ser humano, algumas doenças causadas por vírus são a varicela (catapora), a herpes, a gripe, a dengue e a aids.
Assinale a alternativa correta.
A) Somente as afirmativas I e II são corretas.
B) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
C) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
D) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
E) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

RESOLUÇÃO:
I. Falsa. Os vírus não apresentam membrana; os adenovírus são vírus de DNA (causam doenças como o resfriado comum, na espécie humana).
II. Falsa. É no ciclo lítico que o material genético viral assume o metabolismo celular, ao mesmo tempo que inicia sua replicação.
III. Verdadeira.
IV. Verdadeira.
Resp.: C

VEJA TAMBÉM:
Questão resolvida sobre bactérias e vírus, da UEPA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *