(UEG/2018-2)
As indagações apresentadas acima podem gerar diferentes respostas sob as mais diversas perspectivas do conhecimento. Fato é que o Planeta Terra seguiu uma “evolução” determinada pelas forças geológicas desde sua origem e, ao longo dessa jornada, passou por transformações significativas em sua crosta e atmosfera. O rápido crescimento populacional, associado ao uso de recursos naturais, fez com que muitos indicadores de “saúde” da Terra saíssem da região segura. Em relação aos fatores abióticos e bióticos que interferem nesta “saúde” do Planeta Terra, verifica-se o seguinte:
A) a aceleração no uso dos recursos naturais como tendência nos indicadores socioeconômicos das atividades humanas desencadeia uma estabilidade ambiental na manutenção da biodiversidade.
B) a diversidade genética fornece à biodiversidade planetária a capacidade em curto prazo de se manter estável às adaptações abióticas.
C) as mudanças sofridas pelos biomas terrestres podem ser explicadas pelo aumento do uso do solo na agricultura.
D) a perda de biodiversidade afeta o sistema terrestre, diminuindo a vulnerabilidade destes ecossistemas terrestres exclusivamente.
E) o desenvolvimento de novas substâncias neurotóxicas e mutagênicas gerando poluição química desencadeia uma proteção à biodiversidade.
RESOLUÇÃO:
A) Falsa. a aceleração no uso dos recursos naturais como tendência nos indicadores socioeconômicos das atividades humanas desencadeia uma instabilidade ambiental, com sério comprometimento da biodiversidade.
B) Falsa. A diversidade genética é essencial à adaptação das populações, porém, não a curto prazo.
C) Verdadeira. O aumento do uso do solo para a agricultura é uma das principais causas das mudanças nos biomas terrestres, como desmatamento, perda de habitats naturais, e alteração dos ciclos naturais.
D) Falsa. A perda de biodiversidade geralmente aumenta a vulnerabilidade dos ecossistemas, não diminui. Além disso, não é uma questão exclusiva dos ecossistemas terrestres; os ecossistemas aquáticos também são afetados.
E) Falsa. O desenvolvimento de substâncias neurotóxicas e mutagênicas geralmente resulta em poluição que prejudica a biodiversidade, não a protege.
Resp.: C
VEJA TAMBÉM:
– Questão resolvida sobre preservação da biodiversidade, da UEG 2021
– Questão resolvida sobre biodiversidade, da FCMMG
– Questão resolvida sobre desenvolvimento sustentável e biodiversidade, da UEM
Seja o primeiro a comentar