Questão resolvida sobre taxa de recombinação gênica, da Unifaa

(UNIFAA/2022) Moscas Drosophila do tipo selvagem têm corpo cinza e asas normais. Moscas duplamente mutantes apresentam corpo preto e asas vestigiais. Os alelos mutantes são recessivos aos alelos selvagens, e nenhum dos genes está em um cromossomo sexual.
Em um experimento, foi feito um cruzamento teste com moscas duplamente heterozigotas, e o resultado está presente na Tabela abaixo.

A frequência de recombinação entre esses genes para a cor do corpo e o tamanho das asas é

A) 17%
B) 23%
C) 40%
D) 77%
E) 83%

RESOLUÇÃO:
A frequência de recombinação é calculada dividindo-se o total de indivíduos com os fenótipos em menor frequência (indivíduos formados pelos gametas recombinantes) pelo total de descendentes.
No caso da questão, há 391  (206 + 185) indivíduos derivados de gametas recombinantes, em um total de 2300 casos, o que dá 17% de recombinação.
Resp.: A

VEJA TAMBÉM:
Questão resolvida sobre genes ligados e crossing-over, da Unicamp
Questão resolvida sobre genes ligados, da Mackenzie
Unesp 2023 – 1ª fase – prova de biologia resolvida

BAIXAR EBOOK GRATUITAMENTE

Está pronto para transformar sua abordagem de redação no Enem de forma inovadora? Descubra como o mundo da Barbie pode enriquecer seus argumentos socioculturais.

👉 Clique aqui e baixe agora o Ebook "Enem & Barbie: Explorando Temas Socioculturais para Redação" e dê o primeiro passo rumo à nota 1000! 💖🖋️

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*