(Multivix/2022) A análise dos fragmentos de DNA originados pelo corte com determinada endonuclease de restrição é feita pela técnica de eletroforese. Sobre a separação eletroforética de fragmentos de DNA, marque a alternativa CORRETA:
A) A eletroforese consiste em colocar os fragmentos de DNA em uma matriz de gel imersa em água, que atua na condução da corrente elétrica e na manutenção do pH do meio.
B) A extremidade do gel em que o DNA é colocado conecta-se ao polo positivo, e a extremidade oposta, ao polo negativo.
C) Quanto maior é o tamanho de um fragmento de DNA, mais facilmente ele passa entre as fibras do gel.
D) Quando o campo elétrico é desligado, fragmentos de DNA de mesmo tamanho e que corriam lado a lado “estacionam” juntos em determinada posição.
E) Terminada a eletroforese, na placa de gel já é possível evidenciar o DNA.
RESOLUÇÃO:
Analisando os itens propostos:
A) Incorreta. A eletroforese não é realizada com a matriz de gel imersa apenas em água, mas sim em uma solução tampão que mantém o pH estável e conduz a corrente elétrica.
B) Incorreta. O DNA é carregado negativamente, portanto, a extremidade onde o DNA é colocado conecta-se ao polo negativo (cátodo), e a extremidade oposta ao polo positivo (ânodo).
C) Incorreta. Quanto menor é o fragmento de DNA, mais facilmente ele passa entre as fibras do gel.
D) Correta. Isso ocorre porque fragmentos de DNA de mesmo tamanho migram à mesma velocidade através do gel durante o processo de eletroforese, parando na mesma posição quando o campo elétrico é desligado.
E) Incorreta. O DNA não é visível diretamente no gel. Após a eletroforese, o gel precisa ser corado (geralmente com brometo de etídio ou outros corantes) para visualizar os fragmentos de DNA.
Resp.: D
VEJA TAMBÉM:
– Questão resolvida sobre teste de paternidade, da UPF
Seja o primeiro a comentar