Questões discursivas comentadas sobre nematodos

01) (USCS/2018-2)  As filarioses são doenças típicas de regiões subdesenvolvidas, sendo o espelho da desinformação, da pobreza e da falta de recursos. Estimativas indicam que mais de um bilhão de pessoas vivem em áreas onde está presente o parasito Wuchereria bancrofti. No Brasil, a filariose bancroftiana era amplamente encontrada no litoral norte e nordeste e, graças aos intensos trabalhos de profilaxia realizados, atualmente restam poucos focos da doença no país.

(David Pereira Neves. Parasitologia dinâmica, 2009. Adaptado.)

A) Como a filariose é popularmente conhecida? Qual é o sintoma típico dessa doença?

B) De que forma o ser humano adquire a filariose? Qual sistema fisiológico é afetado por essa doença?

02) (Famerp/2024) A imagem mostra o momento de eclosão de um ovo de Ascaris lumbricoides em que há a liberação da larva. Esse verme é o agente etiológico da verminose humana conhecida por ascaridíase.

a) A que filo pertence esse verme? Cite a principal forma de transmissão dessa verminose ao ser humano.
b) Ao longo do ciclo de vida desse verme, em que órgão do corpo humano o ovo eclode? Por que a pessoa acometida pela
ascaridíase pode apresentar pneumonia?

03) (Unicid/2017) Materiais aparentemente pouco atrativos, fezes humanas desidratadas e mineralizadas ao longo de milhares de anos, presentes em resquícios arqueológicos denominados coprólitos, ajudam os cientistas a compreender a dispersão dos parasitas no ambiente e as migrações de nossa espécie no passado. De acordo com os resultados de uma pesquisa da Fundação Instituto Oswaldo Cruz, certos parasitas como o Ascaris lumbricoides e o Enterobius vermicularis eram encontrados nas Américas bem antes da época colonial.

Os dados geológicos e arqueológicos analisados sugerem que parasitas cujo ciclo de vida tem etapas no solo se espalharam pelo mundo, chegando ao continente americano em consequência de viagens marítimas feitas há milhares de anos.

(http://parasitobiomed.blogspot.com.br. Adaptado.)

A) Os exames de fezes frescas e de coprólitos detectam qual estrutura de dispersão dos parasitas citados no texto? Cite o reino e o filo a que pertencem esses parasitas.

B) O desenvolvimento do agente etiológico Ascaris lumbricoides no ser humano ocorre em função da passagem desse parasita por três sistemas fisiológicos diferentes. Explique resumidamente essa passagem, citando, na sequência, os três sistemas fisiológicos.

04) (Unesp/2015)  Considere a ilustração publicitária, publicada na revista Almanaque do Biotônico, de 1935.

Na ilustração, Monteiro Lobato diagnostica o caipira com a doença conhecida popularmente como “amarelão”.

Cite um dos vermes que causa essa doença e uma medida para sua prevenção, justificando-a. Explique a razão do nome popular da doença e o que isso tem a ver com a “canseira do caipira”, tal como retratado por Monteiro Lobato.

05)  (UFF/2012) A ascaridíase e a ancilostomose, causadas respectivamente pelo Ascaris lumbricoides e pelo Ancylostoma duodenale, são consideradas parasitoses intestinais. No entanto, essas  parasitoses podem também causar lesões pulmonares.

A) Considerando o ciclo desses parasitas, explique por que eles são capazes de causar lesões pulmonares.

B) Cite um método profilático para prevenir cada uma dessas parasitoses e justifique a eficácia do método

RESOLUÇÃO:
01)
A) A filariose é conhecida popularmente como elefantíase. O sintoma típico dessa doença é a hipertrofia do órgão afetado.
B) A filariose é adquirida pela picada do mosquito Culex contaminado. O sistema fisiológico afetado pela doença é o sistema linfático.

02)
A) O verme causador da ascaridíase pertence ao Filo Nematoda. A principal forma de transmissão dessa doença é pela eliminação de ovos nas fezes. Uma pessoa se contamina ao ingerir água e alimentos contaminados com ovos do parasita.

B) Os ovos eclodem no intestino delgado. A pessoa acometida por ascaridíase pode apresentar pneumonia porque a larva passa por um estágio nos pulmões (verme de ciclo cardiorrespiratório), provocando sintomas similares aos da pneumonia bacteriana.

03)
A) A estrutura de dispersão dos vermes citados são os ovos. Ambos os parasitas pertencem ao reino Metazoa e ao Filo Nematoda.

B) Uma vez ingeridos, os ovos eclodem no intestino (sistema digestório), liberam larvas. Tais larvas atingem a corrente sanguínea (sistema circulatório) e chegam aos pulmões (sistema respiratório).   

04) O amarelão é causado pelo Necator americanus e pelo Ancylostoma duodenale.  Uma medida preventiva é o uso de calçados, uma vez que a contaminação ocorre pela penetração de larvas pela pele.
O nome popular da doença deve-se à aparência amarelada do doente, em decorrência da intensa anemia, o que leva à “canseira do caipira”, uma vez que a taxa de hemácias (células responsáveis pelo transporte de O2)  está abaixo do normal.

05) 
A) No ciclo de ambos os parasitas, as larvas caem na circulação e vão para o coração, do qual são levadas para os pulmões onde podem causar lesões.

B) Um método profilático para a ascaridíase é a lavagem dos alimentos e das mãos, tendo em vista que a via de infecção é oral. Já para a ancilostomose é o uso de calçados para proteção da pele, que é a porta de entrada desses parasitas.

BAIXAR EBOOK GRATUITAMENTE

Está pronto para transformar sua abordagem de redação no Enem de forma inovadora? Descubra como o mundo da Barbie pode enriquecer seus argumentos socioculturais.

👉 Clique aqui e baixe agora o Ebook "Enem & Barbie: Explorando Temas Socioculturais para Redação" e dê o primeiro passo rumo à nota 1000! 💖🖋️


Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*