Questões discursivas sobre membrana plasmática

01) (FCMSC-SP/2026) A figura representa alguns componentes e a estrutura de uma membrana plasmática celular.

A)  Como é denominado o modelo científico que explica a estrutura da membrana plasmática? Que substância da membrana plasmática atua como receptor de substâncias?

B) Por que a face superior da figura representa o lado externo da membrana plasmática? Justifique sua resposta com base em informações dessa figura. Como ocorre a difusão facilitada de uma substância do meio extracelular para o citoplasma da célula?

02) (USCS/2016) A figura traz uma representação esquemática da membrana plasmática, segundo o modelo do mosaico fluido.

A) Explique por que esse modelo é chamado de mosaico fluido.

 

B) As setas indicam uma mesma classe de moléculas. Cite duas funções das moléculas indicadas pelas setas.

03) (UFES) A Epidermólise bolhosa é uma grave e rara  doença humana hereditária. Essa patologia se  manifesta em tecidos de revestimento como a  pele e mucosas, que, ao serem afetadas,  produzem rupturas. Nessa patologia, as fibras de  queratina que atuam na adesão entre células  adjacentes não funcionam com eficiência,  fazendo com que as várias camadas de pele se  separem facilmente.

A) Indique e caracterize o tipo de junção intercelular que atua na manutenção da adesão das células dos tecidos epiteliais.

B) No contato entre células epiteliais e musculares, ocorrem especializações na membrana que permitem a comunicação entre as células. Informe a natureza desse tipo de especialização da membrana, bem como o seu papel biológico para o tecido.

C) A presença das junções oclusivas, ou zônulas oclusivas, nas células que revestem o intestino e outros  órgãos, impede a passagem de produtos no espaço entre células vizinhas. Nessa situação, informe a  estratégia utilizada por essas células para realizar o transporte transcelular de solutos.

04) (UFES) O esquema abaixo representa diferentes mecanismos e estruturas da membrana utilizados pela célula no transporte de substâncias.

OBS: Os quadradinhos e as bolinhas à esquerda indicam as substâncias a serem transportadas.

A) Identifique cada um dos processos indicados no esquema pelos seguintes números:

1-

2- 

3-

B) Indique em qual (is) desses processos há gasto de energia. Justifique.

C) Compare os processos 1 e 2, considerando os seguintes aspectos: velocidade do fluxo, gradiente de concentração da substância a ser transportada e o envolvimento dos componentes da membrana.

05) (UFPR) Para que a preservação seja mais duradoura, deve-se evitar o crescimento de microrganismos nos alimentos. Três
formas antigas e bastante simples de preservação são o charque (carne salgada e seca ao sol), os picles (alimentos conservados em vinagre) e as compotas (frutas com adição de açúcar). Explique como cada um desses métodos impede a sobrevivência e a proliferação de microrganismos.
A) Charque

B) Picles

C) Compotas

RESOLUÇÃO:
01) A) O modelo científico que explica a estrutura da membrana plasmática é o modelo do mosaico fluido.
A substância da membrana plasmática que atua como receptor de substâncias é, principalmente, a glicoproteína. Ela possui uma parte proteica associada a carboidratos, permitindo o reconhecimento de moléculas, sinais químicos e outras células.
B) A face superior da figura representa o lado externo da membrana plasmática porque nela aparecem estruturas formadas por carboidratos, como glicolipídios e glicoproteínas.
Essas cadeias de carboidratos ficam voltadas para o meio extracelular e formam o glicocálix, estrutura relacionada ao reconhecimento celular, proteção e recepção de sinais químicos.
A difusão facilitada ocorre quando uma substância passa do meio extracelular para o citoplasma com auxílio de proteínas da membrana, como proteínas canais ou proteínas carreadoras. Esse transporte acontece a favor do gradiente de concentração, ou seja, do local onde a substância está mais concentrada para onde está menos concentrada.

02)
A) É um mosaico porque se trata de uma mistura de compostos orgânicos, principalmente, de proteínas e fosfolipídios. É chamado fluido porque as moléculas de lipídios e de proteínas não são rígidas na estrutura da membrana, apresentando movimentação contínua, sem perder o contato entre elas.
B) – Reconhecimento de substâncias;
– Transporte de substâncias hidrofílicas;
– Ligação intercelular (junções gap; desmossomos).
– Catalítica.

03)
A) A estrutura que atua na manutenção da adesão entre as células adjacentes é o desmossomo. Um desmossomo consiste de duas placas circulares de proteínas especiais (placoglobinas e  desmoplaquinas), uma em cada célula. De ambas as placas partem filamentos constituídos por  outras proteínas (desmogleínas e desmocolinas), que atravessam as membranas plasmáticas  e atingem o espaço entre as células, onde eles se associam. Essa associação dos filamentos no espaço intercelular mantém firmemente unidas as duas placas desmossômicas e,  consequentemente, as células que as contêm. As partes das placas desmossômicas voltadas  para o interior das células associam-se aos filamentos de queratina do citoesqueleto,  promovendo o firme ancoramento do desmossomo em toda a estrutura celular.
B)A comunicação entre as células ocorre pelas junções comunicantes ou nexos. Nessas junções, as proteínas das duas membranas se unem, formando canais por onde passam íons e pequenas moléculas. Desse modo, os nexos facilitam a troca de alimentos e de outras substâncias entre as células.
C) O transporte transcelular de solutos é possível graças à presença de proteínas/transportadores de membrana (difusão facilitada ou transporte ativo) ou é realizado por meio de mecanismos de endocitose e exocitose.

04)
A)
1 – Difusão simples             2 – Difusão facilitada            3 – Transporte ativo

B) Há gasto de energia (ATP) no transporte indicado por 3, pois, neste caso, a substância está sendo transportada contra um gradiente de concentração.
C) Velocidade do fluxo: em 2 é maior que em 1.
Gradiente de concentração: ambos ocorrem a favor de um gradiente de concentração.
Envolvimento dos componentes da membrana: somente 2 há envolvimento de componentes da membrana (proteínas).

05)
A) O charque é preservado pela grande quantidade de sal e pela secagem ao sol. O sal retira água das células dos microrganismos por osmose, causando desidratação. Além disso, a secagem reduz a quantidade de água disponível no alimento, dificultando a sobrevivência e a multiplicação de bactérias e fungos.
B) Os picles são conservados em vinagre, que é ácido. Essa acidez diminui o pH do alimento, criando um ambiente desfavorável para muitos microrganismos. Como várias bactérias não conseguem sobreviver ou se multiplicar bem em meio ácido, o alimento dura mais tempo.
C) As compotas recebem grande quantidade de açúcar. Assim como o sal, o açúcar retira água dos microrganismos por osmose, desidratando suas células. Com pouca água disponível, os microrganismos não conseguem se desenvolver adequadamente, o que ajuda na conservação das frutas.

BAIXAR EBOOK GRATUITAMENTE

Está pronto para transformar sua abordagem de redação no Enem de forma inovadora? Descubra como o mundo da Barbie pode enriquecer seus argumentos socioculturais.

👉 Clique aqui e baixe agora o Ebook "Enem & Barbie: Explorando Temas Socioculturais para Redação" e dê o primeiro passo rumo à nota 1000! 💖🖋️

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*