(Unicamp/2025) Considera-se que a evolução cria e sustenta a biodiversidade via mudanças adaptativas em características ecologicamente relevantes. A especiação é um processo contínuo que dá origem à diversidade biológica, e está intimamente associada a mudanças no fenótipo e à adaptação ao ambiente ecológico.
Assinale a alternativa correta.
A) A deriva genética é um componente da especiação, levando a uma maior diversidade genética devido ao fluxo de genes entre populações.
B) A seleção natural contribui para a adaptação ecológica tanto na presença como na ausência de isolamento geográfico entre populações.
C) A especiação é induzida por barreiras de fluxo gênico entre populações, sendo resultante da seleção convergente baseada na ecologia entre ambientes.
D) O isolamento geográfico é necessário para que ocorra a especiação, com as novas espécies ocupando nichos ecológicos distintos.
RESOLUÇÃO:
A) Incorreta. A deriva genética corresponde à ação do acaso em populações pequenas; age reduzindo a diversidade genética (uma vez que alguns fenótipos são eliminados) e pode, através do efeito do fundador, levar à especiação.
B) Correta. A seleção natural pode ocorrer tanto em condições de isolamento (como na especiação alopátrica) quanto sem isolamento geográfico (como na especiação simpátrica).
C) A especiação normalmente envolve barreiras de fluxo gênico entre populações, mas a seleção convergente não é o fator predominante nesse processo. A seleção convergente ocorre quando espécies diferentes desenvolvem características semelhantes devido a pressões ambientais similares, mas não leva diretamente à especiação. A seleção convergente leva às analogias.
D) Embora o isolamento geográfico seja um importante mecanismo de especiação (especiação alopátrica), ele não é sempre necessário para que a especiação ocorra, como no caso da especiação simpátrica, que ocorre sem barreiras geográficas.
Resp.: B
VEJA TAMBÉM:
– Questão resolvida sobre especiação, da UFLA
Seja o primeiro a comentar