Questão resolvida sobre código genético, da UEG

(UEG/2017) Em pleno século XXI, na era metabolômica, ainda temos a influência de registros importantes que fundamentaram as eras genômica, proteômica e metabolômica. Um desses registros foi em 1961, quando Francis Crick, Sidney Brenner e outros colaboradores da pesquisa relataram dados experimentais importantes para a compreensão do código genético. Sobre o conceito e o funcionamento do código genético, tem-se o seguinte:
A) o códon especifica o aminoácido a ser incorporado ou o término da cadeia polipeptídica.
B) é todo o material genético de um conjunto nuclear de cromossomos e DNA citoplasmático.
C) a deleção de um nucleotídeo na trinca mantém preservada a leitura das trincas seguintes.
D) o somatório da carga genética dos gametas resulta no código genético de cada indivíduo.
E) a redundância do código genético explica a semelhança entre pessoas aparentadas.

RESOLUÇÃO:
O código genético corresponde ao conjunto de trincas de nucleotídeos (códons) e os respectivos aminoácidos por eles codificados. Ao todo, são 64 trincas, sendo que 3 delas correspondem a trincas “stop”, ou seja, trincas (códons) que indicam o fim da cadeia polipeptídica. Os outros 61 códons codificam aminoácidos, sendo que um mesmo aminoácido pode ser codificado por mais de um códon (código genético degenerado).
Uma outra característica do código genético é a sua universalidade, que indica uma origem em comum de todos os seres vivos.
Resp.: A

VEJA TAMBÉM:
Questão resolvida sobre mutações e síntese de proteínas, da UERJ

BAIXAR EBOOK GRATUITAMENTE

Está pronto para transformar sua abordagem de redação no Enem de forma inovadora? Descubra como o mundo da Barbie pode enriquecer seus argumentos socioculturais.

👉 Clique aqui e baixe agora o Ebook "Enem & Barbie: Explorando Temas Socioculturais para Redação" e dê o primeiro passo rumo à nota 1000! 💖🖋️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *