(Emescam/2022-2) Inibição artificial de molécula pode ajudar pacientes impossibilitados de realizar treinos físicos
Já é conhecido que o treinamento físico anaeróbico leva a várias adaptações benéficas do sistema cardiovascular. Essas alterações causam a hipertrofia do coração, permitindo que bombeie mais sangue. A partir disso, um laboratório treinou animais através da natação e traçou o perfil de moléculas transcritas nos corações desses animais. Assim, descobriram que a molécula WS era encontrada em quantidades reduzidas nesses animais. Os pesquisadores então induziram a inibição dessa molécula em cardiomiócitos em cultura e observaram que essas células apresentaram características de hipertrofia, se tornaram maiores, batiam com maior força de contração e em frequência mais baixa. A possibilidade de induzir esse efeito através de tecnologias pode servir como recurso coadjuvante para o tratamento de pacientes impossibilitados de realizar essas atividades.
Disponível em: https://jornal.usp.br/ciencias/inibicao-artificial-de-molecula-pode-ajudar-pacientes-impossibilitados-de-realizar-treinos-fisicos/. Acesso em: 19 fev. 2022 (adaptado).
Os cardiomiócitos dos animais e da cultura do experimento realizado apresentam essas características porque
A) a molécula WS causa mutações no material genético dos animais.
B) a inibição de WS diminui a síntese de actina e miosina nos cardiomiócitos.
C) a molécula WS causa ruptura do material genético das células em cultura.
D) a inibição de WS modifica a expressão de proteínas dos cardiomiócitos.
RESOLUÇÃO:
De acordo com o enunciado, a ausência da proteína WS faz com que as células musculares cardíacas fiquem maiores e batam com mais força. Pode-se concluir, assim, que a inibição de WS modifica a expressão de certas proteínas das células musculares cardíacas (que passam a apresentar maior vigor).
Analisando cada opção:
A) Falsa. A WS não interfere no material genético, provocando erros (mutações).
B) Falsa. Se as células musculares hipertrofiaram, é indicativo de que houve aumento da quantidade de miofibrilas.
C) Falsa. Tal como na opção A, a molécula WS não interfere no material genético, quebrando-o. Isso, provavelmente, inibiria a síntese de proteínas e comprometeria o funcionamento celular.
D) Verdadeira.
Resp.: D
VEJA TAMBÉM:
– Questão resolvida sobre tecidos musculares e tecido epitelial de revestimento, da UFG
Seja o primeiro a comentar