Questão resolvida sobre divisão celular, da UVV

(UVV/2021) Durante a vida de uma célula, ocorrem ciclos bem distintos, uma fase em que há duplicação do DNA, síntese de proteínas, aumento do tamanho e outro momento em que o DNA e o material citoplasmático se distribuem para as novas células. O ciclo celular varia conforme o tecido do qual a célula faz parte, como na pele em que as células se multiplicam durante toda a vida enquanto que, no fígado, somente para reparação do órgão.
Disponível em: Lopes, Sônia; Rosso, Sergio. Bio. P. 211-213, 2013. Adaptado.

Considere seus conhecimentos sobre o assunto e assinale a alternativa correta.
A) Uma célula diploide não está em mitose contínua, sendo que a maior parte do tempo ela se encontra em um período denominado interfase, que representa o menor período do ciclo, de aproximadamente 2 horas.
B) No período de interfase, é reconhecida uma fase denominada G1, na qual não há atividade relacionada à divisão celular, ou seja, nessa fase cada cromossomo contém somente uma molécula de DNA.
C) A terceira fase do processo de interfase é representada pela duplicação dos cromossomos, que são constituídos por duas cromátides, unidas pelos seus centômeros, e tem duração de cerca de quatro horas.
D) A interfase finaliza quando a replicação do DNA se inicia, fase G2, e a célula se prepara para nova mitose sendo essa fase considerada a que é posterior à mitose e tem duração de cerca de 6 horas.
E) Quando a célula vai iniciar a divisão celular, ocorrem modificações no citoplasma com a duplicação das mitocôndrias, do núcleo e dos cloroplastos, quando presentes na célula, que ocorrem no final da fase G3.

RESOLUÇÃO:
A intérfase é a fase do ciclo celular em que a célula não está em divisão. Há células, como os neurônios, que ficam em intérfase o tempo todo.
No caso de células que sofrem divisão, a intérfase é a maior duração do ciclo celular e é, didaticamente, dividida em 3 etapas: G1, S e G2.
A etapa G1 é a mais demorada; na etapa S ocorre duplicação do DNA  (ao fim da etapa S os cromossomos encontram-se duplos = com 2 cromátides).
Resp.: B

VEJA RESUMO SOBRE INTÉRFASE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.