Fasm 2012-2 prova para medicina parte 2

Prova para medicina da Fasm 2012-2 (parte 2)

06)  Em 2010, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária definiu novas regras para a venda de antibióticos para conter o uso abusivo deste tipo de medicamento e prevenir o aparecimento de superbactérias. O surgimento das superbactérias em decorrência do uso de antibióticos ocorre devido ao fato de que
A) os antibióticos provocam uma multiplicação descontrolada de bactérias resistentes e as sensíveis não conseguem sobreviver no organismo devido à competição interespecífica.
B) a utilização de diferentes antibióticos por um paciente induz a reprodução de bactérias resistentes, que conseguem “enganar” o sistema imunológico e desencadear a doença.
C) quando o antibiótico é utilizado por menos tempo que o recomendado pelo médico, ele destrói apenas as bactérias mais sensíveis e seleciona cepas mais resistentes que passam a se multiplicar.
D) os antibióticos provocam mutações no DNA bacteriano e isso faz com que ocorra uma seleção natural de bactérias resistentes, que passam essa característica às novas gerações.
E) o uso contínuo de certos antibióticos faz com que as bactérias desenvolvam mecanismos de resistência a eles, como uma parede celular espessa, impedindo a ação das células de defesa.

07) As figuras são exemplos de relações interespecíficas.

Sobre as figuras, pode-se afirmar que:
A) em ambas as figuras apenas um dos indivíduos é favorecido pela relação.
B) em ambas as figuras a relação é prejudicial para um dos indivíduos.
C) em ambas as figuras ocorre uma relação denominada mutualismo.
D) na figura 2 ocorre uma relação denominada parasitismo.
E) na figura 1 ocorre uma relação denominada protocooperação.

08)  Em relação às plantas transgênicas destinadas ao cultivo, pode-se afirmar que:
A) são produzidas através de diversos cruzamentos entre indivíduos da mesma espécie e seleção dos exemplares com as características desejadas.
B) algumas variedades são resistentes aos herbicidas podendo ocasionar o uso exagerado dos mesmos pelos agricultores, poluindo o ambiente.
C) são estéreis para que não haja risco de poluição genética devido a cruzamentos com variedades selvagens ou espécies aparentadas.
D) a substituição dos cultivares tradicionais pelos transgênicos aumenta a variabilidade genética da lavoura, tornando as plantas mais resistentes às pragas.
E) o cultivo de plantas transgênicas pode tornar o Brasil o maior exportador mundial de grãos, pois os alimentos transgênicos são mais aceitos no mercado europeu.

09) Analise o gráfico.

A partir da análise do gráfico, assinale a alternativa correta.
A) O gráfico refere-se às consequências do efeito estufa para o planeta, provocando o aumento da temperatura global a partir do ano de 1900.
B) O gráfico mostra o aumento da temperatura do planeta, o derretimento das calotas polares e o consequente aumento do nível do mar que atestam que o aquecimento global já está ocorrendo.
C) O aumento acentuado da temperatura do planeta entre 1930 e 1940 e a manutenção do nível do mar neste mesmo período mostram que estes dois fenômenos não estão diretamente relacionados.
D) A média do nível do mar vem aumentando discretamente desde 1870, embora não se tenha verificado aumentos significativos na temperatura do planeta até 1910, o que denota que o efeito estufa pode estar provocando este fenômeno.
E) A queda nos níveis de derretimento da cobertura de neve no hemisfério Norte nas últimas décadas atesta que os esforços mundiais para frear o aquecimento global estão surtindo efeito.

10) Alguns mananciais do estado de São Paulo possuem níveis elevados de compostos estrogênicos, uma classe de contaminantes que pode trazer sérios riscos ao ambiente, aos animais e à saúde humana. Estudos revelam que eles podem provocar a feminilização de peixes e anfíbios, gerar anomalias sexuais em moluscos e reduzir a taxa de fertilidade de ursos-polares, no caso do hemisfério Norte. Suspeita-se que a presença desses poluentes na água para consumo humano esteja antecipando a primeira menstruação de meninas e reduzindo o número de espermatozoides em homens.
(Fapesp, março de 2012. Adaptado.)

A solução mais adequada para este problema ambiental é
A) a purificação da água para o consumo humano.
B) a proibição do uso de pílulas anticoncepcionais compostas de estrogênio.
C) o tratamento eficiente do esgoto doméstico.
D) a busca de mananciais não poluídos para obtenção de água para consumo humano.
E) a adição de maiores quantidades de cloro para eliminar os contaminantes da água.

 

RESOLUÇÃO:
06) Ao usar determinado antibiótico, principalmente por um curto intervalo de tempo, ocorre morte das bactérias mais sensíveis. Em contrapartida, a população das bactérias mais resistentes aumenta, em decorrência da redução da competição.
Resp.: C

07) Na figura 1 tem-se um caso de protocooperação, em que as anêmonas-do-mar ganham mobilidade, enquanto o caranguejo (bernardo-eremita) ganha proteção. Em 2, um caso de epifitismo (uma planta vivendo sobre outra, sem prejudicá-la).
Resp.: E

08) Algumas plantas transgênicas são resistentes a herbicidas como, por exemplo, o glifosato, o que possibilita um maior uso desses defensivos por parte dos produtores.
Resp.: B

09) A questão envolve basicamente uma análise do gráfico, que mostra um aumento da temperatura do planeta, um aumento do nível dos oceanos (derretimento de geleiras) e uma redução da cobertura de neve no hemisfério norte, sugerindo um aquecimento global.
Resp.: B

10) A melhor solução para o problema é o tratamento eficaz do esgoto doméstico, para que não haja contaminação dos lençóis freáticos e cursos d’água com os compostos estrogênicos.
Resp.: C

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *