FACISB 2015 para medicina – parte 1

01) Gestão do Risco dos Medicamentos – Interação da toranja com diversos fármacos de uso corrente
Há muito se sabe da interação de diversos medicamentos com a toranja ou laranja vermelha (grapefruit). Supõe-se que o efeito se deve a um tipo de composto denominado furanocumarinas, presente na fruta, o qual pode inibir de forma irreversível a enzima 3A4, que atua sobre moléculas endógenas ou exógenas, tornando-as mais solúveis e de fácil excreção.
O sumo de toranja, ao bloquear esta enzima, impede a metabolização dos fármacos fazendo com que se acumulem no organismo, levando a sobredosagem.
(Factores de risco, dezembro 2012. Adaptado.)

A enzima citada no texto tem como local de ação um órgão rico em uma organela citoplasmática, a qual é responsável por transformar medicamentos e substâncias tóxicas em produtos menos tóxicos e de excreção mais fácil. Essa organela, e o órgão no qual ocorre a ação desta enzima são, respectivamente,
A) retículo endoplasmático rugoso e pâncreas.
B) retículo endoplasmático liso e fígado.
C) complexo golgiense e pâncreas.
D) complexo golgiense e fígado.
E) retículo endoplasmático liso e pâncreas.

02) Plantas de proveta
Do solo da região de Petrolina, no sertão de Pernambuco, nasce um tipo exótico de fruta: a uva com sabor de algodão doce. Não se trata de uma anomalia. Pelo contrário. A variedade é resultado de investimentos elevados.
(Veja, 25.06.2014.)

Independentemente dos processos biotecnológicos que levaram à produção dessa variedade de uva, é correto afirmar que, considerando-se a fisiologia vegetal, o sabor adocicado das frutas resulta da
A) oxidação de glicídios nas mitocôndrias, a partir do O2 resultante da fotólise da água, os quais são utilizados nos cloroplastos para a construção de carboidratos.
B) produção de glicídios nos amiloplastos, a partir do CO2 absorvido do ar e do O2 resultante da fotólise da água e, ainda, da produção de ácidos graxos e carotenoides por eles.
C) produção de glicídios nos cloroplastos, a partir do O2 absorvido do ar e das proteínas sintetizadas por eles.
D) oxidação dos glicídios nas mitocôndrias, a partir do O2 absorvido do ar e da síntese de aminoácidos por elas.
E) produção de glicídios nos cloroplastos, a partir do CO2 absorvido do ar e da síntese de ácidos graxos e carotenoides por eles.

03) Abigail e Brittany Hensel são um caso de gêmeas siamesas coligadas, nascidas nos EUA. Dividem o mesmo corpo, com 2 braços e 2 pernas, e compartilham órgãos internos; no entanto, além de 2 cabeças, possuem 2 pares de pulmões, 2 corações e 2 estômagos. Possuem personalidades diferentes, preferências e desempenhos escolares distintos. No entanto, para uma vida mais próxima do “normal”, desde cedo, aprenderam a coordenar o corpo, cada uma controlando um lado e os respectivos movimentos de braço ou perna.
Este caso de gemelaridade representa divisão
A) completa da mórula, com dois córios, dois âmnios e duas placentas, mas um único cordão umbilical.
B) completa do disco embrionário, compartilhamento de cório, de âmnio e de placenta, mas com cordões umbilicais separados.
C) incompleta do disco embrionário, compartilhamento de cório, de âmnio, de placenta e de um único cordão umbilical.
D) completa do embrioblasto, com posterior fusão de dois córios, de dois âmnios, de duas placentas e de dois cordões umbilicais.
E) incompleta da mórula, compartilhamento de cório e de âmnio, mas com placentas e cordões umbilicais separados.

04) Dentre as ações de um determinado medicamento no organismo humano, uma delas é impedir, quando da gametogênese, a diferenciação das gônias em citos primários.
É correto afirmar que esse medicamento, se administrado em homens e mulheres em idade reprodutiva, irá provocar a
A) interrupção dos ciclos menstruais.
B) interrupção da produção de secreções da próstata.
C) infertilidade masculina, mas não a feminina.
D) infertilidade masculina e a infertilidade feminina.
E) infertilidade feminina, mas não a masculina.

05) Uma mulher, portadora de câncer de mama, descobriu que, mesmo extirpado o tumor mamário, células metastáticas haviam atingido alguns ossos da coluna vertebral e dado origem a tumores secundários. A análise desses tumores revelou serem hormônio-dependentes, ou seja, utilizam os hormônios sexuais produzidos pela mulher para seu metabolismo e rápido crescimento.
Visando o bloqueio da produção hormonal, o tratamento indicado incluiu, além da medicação, a retirada
A) das glândulas paratireoideas.
B) das mamas.
C) dos linfonodos.
D) dos ovários.
E) das glândulas suprarrenais.

06) Em um trecho da canção “O que será (À flor da pele)”, de Chico Buarque, o autor descreve os sentimentos e sensações físicas frente ao amor.
O que será que me dá
Que me queima por dentro, será que será
Que me perturba o sono, será que me dá
Que todos os tremores me vêm agitar
Que todos os ardores me vêm atiçar
Que todos os suores me vêm encharcar
E todos os meus nervos estão a rogar
E todos os meus órgãos estão a clamar
E uma aflição medonha me faz implorar
O que não tem vergonha, nem nunca terá
O que não tem governo, nem nunca terá
O que não tem juízo
(www.vagalume.com.br)

Supondo que o texto esteja descrevendo um conjunto de sintomas biológicos decorrentes de uma reação do organismo frente a um agente externo, é correto afirmar que se trata
A) da febre, uma resposta do sistema imune.
B) da sudorese, uma resposta do sistema excretor.
C) da febre, uma resposta do sistema endócrino.
D) do tremor, uma resposta do sistema neuromuscular.
E) da sudorese, uma resposta do sistema sensorial.

07) No filme Planeta dos Macacos: O Confronto (EUA, 2014), o que restou da espécie humana, quase extinta por uma pandemia viral, confronta-se com uma crescente população de chimpanzés e outros símios dotados de grande inteligência e dispostos a se fazer prevalecer no planeta.
No contexto do filme, é correto afirmar que as relações ecológicas existentes entre o homem e os vírus e entre o homem e os chimpanzés são, respectivamente,

A) comensalismo e protocooperação.
B) competição interespecífica e mutualismo.
C) inquilinismo e predação.
D) predação e simbiose.
E) parasitismo e competição interespecífica.

08) A garota VMM, de 19 anos, tem Síndrome de Down e está grávida de um homem cromossomicamente normal.
O pai de VMM é fenotipicamente normal, mas tem apenas 45 cromossomos, pois seus dois cromossomos do par 21 estão translocados (fundidos) em um só. VMM herdou do pai o cromossomo translocado e herdou de sua mãe um cromossomo 21 normal.
Quando do exame pré-natal, a mãe de VMM fez uma pergunta ao médico e a resposta foi: 50%.
A pergunta feita pela mãe era sobre a probabilidade de o bebê
A) ser portador de outra síndrome cromossômica, independentemente do sexo da criança.
B) ser portador da mesma síndrome cromossômica, independentemente do sexo da criança.
C) ter 45 cromossomos e ser fenotipicamente normal, como o pai de VMM, independentemente do sexo da criança.
D) ser uma menina e não ser portadora da Síndrome de Down.
E) ser um menino e ser portador da Síndrome de Down.

Resolução:
01) A organela envolvida no processo de desintoxicação do organismo é o retículo endoplasmático liso, e o órgão responsável por tal ação é o fígado.
Resp.: B

02) O sabor adocicado é devido aos açúcares produzidos na fotossíntese, um processo biológico que usa CO2 e H2O como reagentes, e ocorre  nos clorplastídeos das células vegetais.
Resp.: E

03) Nesse tipo de gemelidade, o disco embrionário sofreu uma divisão incompleta, de modo que muitas células ficaram em comum, originando os órgãos/estruturas que são comuns entre elas. Neste caso, os dois embriões compartilharam os mesmos anexos embrionários e o mesmo cordão umbilical.
Resp.: C

04) No homem a formação de espermatócitos I a partir de espermatogônias ocorre desde a puberdade até a morte. Já na mulher, essa transformação ocorre, ainda, na vida intrauterina.
Dessa forma, a admistração desse medicamento causará infertilidade masculina, mas não a feminina.
Resp.: C

05) Os hormônios sexuais femininos são produzidos nos ovários. Dessa forma, além da medicação administrada, seria interessante promover a retirada dos ovários.
Resp.: D

06) A canção de Chico Buarque faz alusão à febre, o que pode ser percebido nos trechos “Que me queima por dentro, será que será ; Que todos os tremores me vêm agitar”. Trata-se de um importante mecanismo de defesa do corpo humano.
Resp.: A

07) Entre os vírus e o homem ocorre um caso de parasitismo e entre o homem e os chimpanzés, uma competição interespecífica.
Resp.: E

08) Como VMM possui um cromossomo translocado e um cromossomo normal no par 21,  tem-se que 50% de seus gametas carregarão o cromossomo translocado (o que gerará descendentes com síndrome de Down, ao serem fecundados por um espermatozoide normal) e 50% de seus gametas carregarão o cromossomo normal (que levará a uma criança normal).
Resp.: B

Veja também:
Prova resolvida da Facisb 2014

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *