(FMP/2019) A camada muscular da bexiga é denominada músculo detrusor. Suas fibras musculares estendem-se em todas as direções e, quando contraídas, podem aumentar a pressão nesse órgão, sendo, por conseguinte, uma etapa importante para o esvaziamento da bexiga. Saindo da bexiga, a uretra atravessa uma camada de músculo denominado esfíncter externo da bexiga. Esse músculo está sob o controle voluntário do sistema nervoso, e pode ser utilizado conscientemente para impedir a micção, mesmo quando controles involuntários procuram esvaziar a bexiga.
a) Classifique os seguintes tipos musculares encontrados no aparelho excretor humano:
a.i) músculo detrusor
a.ii) músculo do esfíncter externo da bexiga
b) Os rins participam do controle hídrico ao eliminar uma urina diluída ou uma urina concentrada.
Explique qual é o efeito do hormônio ADH, também chamado de vasopressina, sobre a permeabilidade à água nos epitélios do ducto coletor e do túbulo distal do néfron e sobre o volume de urina excretado.
c) A ureia é o principal produto nitrogenado excretado pelo ser humano.
Cite o principal excreta nitrogenado eliminado pelos animais ovíparos terrestres e compare a sua toxidade em relação à ureia.
Resolução:
A)
a.i) Tecido muscular liso
a.ii) Tecido muscular estriado esquelético
B) O hormônio ADH (antidiurético) aumenta a permeabilidade à água, nos epitélios do ducto coletor e no túbulo distal, do néfron. Como consequência, ocorre uma maior reabsorção de água, com menor volume de urina.
C) Os animais ovíparos terrestres eliminam ácido úrico como principal excreta nitrogenado. Tal composto é menos tóxico que a ureia, o que permite armazená-lo dentro do ovo, no alantoide, durante o desenvolvimento embrionário sem oferecer risco de toxidade ao embrião.
Veja também:
– Enem 2017 resolvido – parte 1
– Enem 2017 resolvido – parte 2
Be the first to comment