Enem 2017 resolvido -parte 2

08) A retina é um tecido sensível à luz, localizado na parte posterior do olho, onde ocorre o processo de formação de imagem. Neste tecido, encontram-se vários tipos celulares específicos. Um desses tipos celulares são os cones, os quais convertem os diferentes comprimentos de onda da luz visível em sinais elétricos, que são transmitidos pelo nervo óptico até o cérebro.
Disponível em: portaldaretina.com.br. Acesso em: 13 jun. 2012 (adaptado).
Em relação à visão, a degeneração desse tipo celular irá
A) comprometer a capacidade de visão em cores.
B) impedir a projeção dos raios luminosos na retina.
C) provocar a formação de imagens invertidas na retina.
D) causar dificuldade de visualização de objetos próximos.
E) acarretar a perda da capacidade de alterar o diâmetro da pupila.

09) Os medicamentos são rotineiramente utilizados pelo ser humano com o intuito de diminuir ou, por muitas vezes, curar possíveis transtornos de saúde. Os antibióticos são grupo de fármacos inseridos no tratamento de doenças causadas por bactérias.
Na terapêutica das doenças mencionadas, alguns desses fármacos atuam
A) ativando o sistema imunológico do hospedeiro.
B) interferindo na cascata bioquímica da inflamação.
C) removendo as toxinas sintetizadas por bactérias.
D) combatendo as células hospedeiras das bactérias.
E) danificando estruturas específicas da célula bacteriana.

10) Pesquisadores conseguiram estimular a absorção de  energia luminosa em plantas graças ao uso de nanotubos de carbono. Para isso, nanotubos de carbono “se inseriram” no interior dos cloroplastos por uma montagem espontânea, através das membranas dos cloroplastos.
Pigmentos da planta absorvem as radiações luminosas, os elétrons são “excitados” e se deslocam no interior de membranas dos cloroplastos, e a planta utiliza em seguida essa energia elétrica para a fabricação de açúcares.
Os nanotubos de carbono podem absorver comprimentos de onda habitualmente não utilizados pelos cloroplastos,  e os pesquisadores tiveram a ideia de utilizá-los como “antenas”, estimulando a conversão de energia solar pelos cloroplastos, com o aumento do transporte de elétrons.

Nanotubos de carbono incrementam a fotossíntese de plantas.
Disponível em: http://lqes.iqm.unicamp.br. Acesso em: 14 nov. 2014 (Adaptado)

O aumento da eficiência fotossintética ocorreu pelo fato de os nanotubos de carbono promoverem diretamente a
A) utilização de água
B) absorção de fótons
C) formação de gás oxigênio
D) proliferação dos cloroplastos
E) captação de dióxido de carbono.

11) Uma grande virada na moderna história da agricultura ocorreu depois da Segunda Guerra Mundial. Após a guerra, os governos haviam se deparado com um enorme excedente de nitrato de amônio, ingrediente usado na fabricação de explosivos. A partir daí as fábricas de  munição foram adaptadas para começar a produzir fertilizantes tendo como componente principal os nitratos.

SOUZA, F.A. Agricultura natural/orgânica como instrumento de fixação biológica e manutenção do nitrogênio no solo: um modelo sustentável de MDL.
Disponível em: www.planetaorganico.com.br. Acesso em: 17 jul.2016 (adaptado).
No ciclo natural do nitrogênio, o equivalente ao principal componente desses fertilizantes industriais é produzido na etapa de
A) nitratação
B) nitrosação
C) amonificação
D) desnitrificação
E) fixação biológica do N2.

12) A classificação biológica proposta por Whittaker permite distinguir cinco grandes linhas evolutivas utilizando, como critérios de classificação, a organização celular e o modo de nutrição. Woese e seus coloaboradores, com base na comparação das sequências que codificam o RNA ribossômico dos seres vivos, estabeleceram relações de ancestralidade entre os grupos e concluíram que os procariontes do reino Monera não eram um grupo coeso do ponto de vista evolutivo.

A diferença básica nas classificações citadas é que a mais recente se baseia fundamentalmente em
A) tipos de células
B) aspectos ecológicos
C) relações filogenéticas
D) propriedades fisiológicas
E) características morfológicas

13) Pesquisadores criaram um tipo de plaqueta artificial, feita com um polímero gelatinoso coberto de anticorpos, que promete agilizar o processo de coagulação quando injetada no corpo. Se houver sangramento, esses anticorpos fazem com que a plaqueta mude sua forma e se transforme em uma espécie de rede que gruda nas lesões dos vasos sanguíneos e da pele.
MOUTINHO, S. Coagulação acelerada. Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br.
Acesso em: 19 fev. 2013 (adaptado)

Qual a doença cujos pacientes teriam melhora de seu estado de saúde com o uso desse material?
A) Filariose
B) Hemofilia
C) Aterosclerose
D) Doença de Chagas
E) Síndrome da imunodeficiência adquirida

14) Visando explicar uma das propriedades da membrana plasmática, fusionou-se uma célula de camundongo com uma célula humana, formando uma célula híbrida. Em seguida, com o intuito de marcar as proteínas de membrana, dois anticorpos foram inseridos no experimento, um específico para as proteínas de membrana do camundongo e o outro para as proteínas de membrana humana. Os anticorpos foram visualizados ao microscópio por meio de fluorescência de cores diferentes.

A mudança observada da etapa 3 para a etapa 4 do experimento ocorre porque as proteínas
A) movimentam-se livremente no plano da bicamada lipídica.
B) permanecem confinadas em determinadas regiões da bicamada.
C) auxiliam o deslocamento dos fosfolipídios da membrana plasmática.
D) são mobilizadas em razão da inserção de anticorpos.
E) são bloqueadas pelos anticorpos.

Resolução:
08) Os cones são células da retina envolvidas com a visão em cores.
Resp.: A

09) Há diversos modos de ação dos antibióticos (impedem a reprodução da bactéria; impedem a formação do peptideoglicano da parede celular; inibem síntese de proteínas bacterianas; alteram a membrana plasmática da célula bacteriana…); assim, pode-se dizer que danificam estruturas específicas da célula bacteriana, levando-a à morte.
Resp.: E

10) A utilização dos nanotubos aumenta a absorção de energia luminosa, ou seja, aumenta a absorção “de partículas de luz” – os fótons, pelos cloroplastos.
Resp.: B

11) O nitrato é produzido a partir do nitrito, por ação das bactérias nitrificantes, por um processo conhecido por nitratação.
Resp.: A

12) A classificação de Woese usa critérios como comparação do DNA e/ou do RNA para estabelecer as relações de parentesco entre as espécies ou grupos de organismos. Esse sistema organiza as espécies (ou grupos) de acordo, portanto, com as relações filogenéticas existentes entre eles.
Resp.: C

13) Ao grudar nas lesões, as plaquetas impedem a perda excessiva de sangue pelo organismo, como ocorre na hemofilia onde, por falta de um componente de coagulação, não se forma a rede de fibrina que obstrui o sangramento.
Resp.: B

14) A mudança observada de 3 para 4 é na distribuição das proteínas de membrana do camundongo e do ser humano. Isso acontece porque a membrana plasmática é fluida (modelo mosaico fluido) e, portanto, ocorre uma movimentação das proteínas no plano da bicamada lipídica.
Resp.: A

Veja também:
Resolução das questões de biologia da Faculdade Baiana de Medicina – 2017

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *