Enem 2020 PPL – resolução das questões de biologia – parte 1

RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE BIOLOGIA DO ENEM 2020  PPL – PARTE 1

01) Gralha-do-cerrado (Cyanocorax cristatellus) é uma espécie de ave que tem um característico topete frontal alongado, plumagem azul-escura, parte posterior do pescoço e garganta pretos, barriga e ponta da cauda brancas. Alcança até 35 centímetros de comprimento. A espécie é onívora e sua ampla dieta inclui frutos, insetos, sementes, pequenos répteis e ovos de outras espécies de aves.

SICK, H. Ornitologia brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997 (adaptado).

Além das características morfológicas do animal, a descrição da gralha-do-cerrado diz respeito a seu
A) hábitat.
B) ecótopo.
C) nível trófico.
D) nicho ecológico.
E) ecossistema.

02) Em um grupo de roedores, a presença de um gene dominante (A) determina indivíduos com pelagem na cor amarela. Entretanto, em homozigose é letal, ou seja, provoca a morte dos indivíduos no útero. Já o alelo recessivo (a) não é letal e determina a presença de pelos pretos. Com base nessas informações, considere o heredograma:

Qual é a probabilidade de, na próxima ninhada do casal de roedores que está representado na figura pelos números 7 e 8, nascer uma fêmea de pelagem amarela (representada pelo número 11)?

A) ¼ (25%)

B) 1/3 (33%)

C) ½ (50%)

D) 2/3 (66%)

E) ¾ (75%)

03) Há algumas décadas, surgiu no mercado um medicamento que provocava perda de peso por inibir a ação da lipase, enzima que atua no intestino na digestão de gorduras. Um pesquisador, com o objetivo de avaliar a eficácia do medicamento, decidiu medir nos pacientes a quantidade de gordura nas fezes e de triglicerídeos (um dos produtos da digestão das gorduras) no sangue.

Mantendo sempre a mesma dieta nos pacientes, fez as medidas antes e depois da administração do medicamento. A figura apresenta cinco resultados possíveis.

O efeito esperado do medicamento está representado no resultado
A) 1.
B) 2.
C) 3.
D) 4.
E) 5.

04) As leis brasileiras de regulamentação das atividades pesqueiras destacam a importância da preservação de vegetais hidróbios pertencentes ao fitoplâncton. Esses organismos raramente são citados quando o assunto é a preservação da biodiversidade, mas desempenham papel ecológico fundamental.
ICMBIO. Disponível em: www.icmbio.gov.br.
Acesso em: 19 out. 2015 (adaptado).

Esses organismos devem ser preservados porque
A) transferem O2 do ar para a água.
B) mantêm a temperatura da água estável.
C) competem com algas que são tóxicas para os peixes.
D) aceleram a decomposição de matéria orgânica na água.
E) estabelecem a base da cadeia alimentar de ambientes aquáticos.

05) O Protocolo de Montreal é um tratado internacional que diz respeito à defesa do meio ambiente. Uma de suas recomendações é a redução da utilização de substâncias propelentes, como os CFCs (Cloro-Flúor-Carbono), em aerossóis e aparelhos de refrigeração.
Essa recomendação visa
A) evitar a chuva ácida.
B) prevenir a inversão térmica.
C) preservar a camada de ozônio.
D) controlar o aquecimento global.
E) impedir a formação de ilhas de calor.

 

RESOLUÇÃO:

01) O enunciado trouxe algumas características anatômicas da graha azul e trouxe, também, uma sucinta descrição de sua dieta. Dentre as opções apresentadas, nicho ecológico é o conceito mais próximo para a descrição. Cabe ressaltar que, ao descrever o nicho ecológico de uma espécie, acrescentam-se várias outras informações como, por exemplo, horário de alimentação, período de acasalamento, o que usa na construção do ninho…
Resp.: D

02) Com base no enunciado, têm-se os seguintes genótipos para os indivíduos presentes no heredograma:

O casal 7 x 8 é heterozigoto (não há camundongos amarelos homozigotos, devido ao efeito letal do gene). Também é possível concluir que 7 e 8 são heterozigotos pelo fato de suas mães serem homozigotas recessivas (aa).
Fazendo o cruzamento de 7 com 8, tem-se:

A probabilidade da fêmea 11 de pelagem amarela é 2/3 (probabilidade de ser amarela ) x ½ (probabilidade de ser fêmea) = 1/3 = 33%
Resp.: B

03) Como o medicamento inibe a ação da lipase, espera-se um aumento na quantidade de gorduras nas fezes após a administração dele. Por outro lado, como não ocorrerá digestão de gorduras, a quantidade de triglicérides no sangue deverá diminuir após a ingestão do medicamento.
Resp.: A

04) O fitoplâncton constitui a base das cadeias alimentares dos ecossistemas aquáticos, visto que são organismos autotróficos.
Resp.: E

05) O CFC é um dos gases responsáveis pela destruição da camada de ozônio.
Resp.: C

VEJA TAMBÉM:
Enem 2020 PPL – resolução das questões de biologia – parte 2
Enem 2020 PPL – resolução das questões de biologia – parte 3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *