Enem 2020 – questões de biologia resolvidas – parte 3

Enem 2020 – Questões de Biologia – Parte 3

12) Pesquisadores coletaram amostras de água de um rio em pontos diferentes, distantes alguns quilômetros um do outro. Ao longo do rio, há locais de águas limpas, como também locais que recebem descarga de esgoto de área urbana, e locais onde há decomposição ativa com ausência de peixes. Os pesquisadores analisaram dois parâmetros: oxigênio dissolvido (OD) e demanda bioquímica de oxigênio (DBO) em cada ponto de coleta de água, obtendo o gráfico:

O OD é proveniente da atmosfera e da fotossíntese que ocorre no curso-d’água e sua concentração é função das variáveis físicas, químicas e bioquímicas locais. A DBO é a quantidade de oxigênio consumido por microrganismos em condições aeróbicas para degradar uma determinada quantidade de matéria orgânica, durante um período de tempo, numa temperatura de incubação específica.
Disponível em: www.programaaguaazul.rn.gov.br. Acesso em: 16 ago. 2014 (adaptado).

Qual ponto de amostragem da água do rio está mais próximo ao local em que o rio recebe despejo de esgoto?
A) 1
B) 2
C) 3
D) 4
E) 5

13) Em uma aula sobre metabolismo energético, foi apresentado um experimento clássico realizado por Engelmann. Um recipiente contendo bactérias aeróbias e uma alga verde filamentosa foi submetido à iluminação de uma fonte de luz, representada pelo microespectro. Após a explicação, um aluno esquematizou na lousa o resultado do referido experimento.

Considerando a figura, a faixa do microespectro em que a alga possui maior taxa de realização fotossintética é a do:

A) Anil.
B) Verde.
C) Violeta.
D) Amarelo.
E) Vermelho.

14) Em 2011, uma falha no processo de perfuração realizado por uma empresa petrolífera ocasionou derramamento de petróleo na bacia hidrográfica de Campos, no Rio de Janeiro.
Os impactos decorrentes desse derramamento ocorrem porque os componentes do petróleo
A) reagem com a água do mar e sofrem degradação, gerando compostos com elevada toxicidade.
B) acidificam o meio, promovendo o desgaste das conchas calcárias de moluscos e a morte de corais.
C) dissolvem-se na água, causando a mortandade dos seres marinhos por ingestão da água contaminada.
D) têm caráter hidrofóbico e baixa densidade, impedindo as trocas gasosas entre o meio aquático e a atmosfera.
E) têm cadeia pequena e elevada volatilidade, contaminando a atmosfera local e regional em função dos ventos nas orlas marítimas.

15) Plantas pioneiras são as que iniciam o processo natural de cicatrização de uma área desprovida de vegetação. Em geral, têm pequeno porte e crescem muito rápido, desenvolvem-se a pleno sol e são pouco exigentes quanto às condições do solo. Produzem grande quantidade de sementes e possuem ciclo de vida curto.

BLUM, C. T. Lista preliminar de espécies vegetais pioneiras nativas do Paraná – versão 2008.
Disponível em: www.chaua.org.br. Acesso em: 10 fev. 2015.

Essas plantas são importantes em um projeto de restauração ambiental, pois promovem, no solo,
A) aumento da incidência de luz solar.
B) diminuição da absorção de água.
C) estabilização da umidade.
D) elevação de temperatura.
E) liberação de oxigênio.

16) Em uma pesquisa estão sendo testados cinco quimioterápicos quanto à sua capacidade antitumoral. No entanto, para o tratamento de pacientes, sabe-se que é necessário verificar também o quanto cada composto agride células normais. Para o experimento, partiu-se de cultivos de células tumorais (colunas escuras na figura) e células normais (colunas claras) com o mesmo número de células iniciais.

Dois grupos-controle não receberam quimioterápicos: controle de células tumorais (CT) e de células normais (CN). As colunas I, II, III, IV e V correspondem aos grupos tratados com os cinco compostos. O número de células viáveis após os tratamentos está representado pelas colunas

Qual quimioterápico deve ser escolhido para tratamento desse tipo de tumor?
A) I
B) II
C) III
D) IV
E) V

17) Os diferentes tipos de café que consumimos nem sempre vêm da mesma espécie de planta. As duas espécies de café mais utilizadas são Coffea canefora e Coffea arabica. A primeira é diploide (2n = 22) e a segunda é tetraploide (2n = 44). Acredita-se que a espécie tetraploide surgiu de um cruzamento natural entre C. canephora e C. eugenioides, ambas diploides, há milhões de anos. De fato, as análises genéticas atuais nos cromossomos de C. arabica detectam os alelos de ambas as origens.

A alteração cromossômica que poderia explicar o surgimento do café da espécie C. arabica é:
A) Duplicação em uma das plantas parentais antes do cruzamento.
B) Inversão durante a meiose gamética em ambas as plantas parentais.
C) Separação desigual na meiose gamética de uma das plantas parentais.
D) Falha na separação durante a meiose gamética em ambas as plantas parentais.
E) Deleções durante as primeiras mitoses zigóticas na planta descendente C. arabica.

RESOLUÇÃO:
12) A análise do gráfico revela que o ponto indicado por 1 possui maior DBO, o que significa maior ação de organismos decompositores aeróbios. Logo, é a região com maior acúmulo de matéria orgânica sendo, portanto, o ponto mais próximo do local do despejo do esgoto.
Resp.: A

13) Como as bactérias são aeróbias, exigem a presença do gás oxigênio (liberado na fotossíntese) para a sobrevivência. A maior concentração dessas bactérias na faixa do vermelho indica que essa é a faixa do espectro que a alga mais utiliza para o processo fotossintético.
Resp.: E

14) O petróleo é uma mistura de vários hidrocarbonetos apresentando, portanto, um caráter fortemente hidrofóbico (não tem afinidade com a água). Por ser menos denso que a água, acumula-se sobre ela, impedindo as trocas gasosas entre o meio aquático e a atmosfera.
Resp.: D

15) As plantas pioneiras são importantes em um projeto de restauração ambiental, uma vez que aumentam a quantidade de matéria orgânica do solo, contribuindo para uma melhoria da umidade e uma redução da temperatura.
Resp.: C

16) Deverá ser escolhido o quimioterápico que provoca a maior redução do número de células tumorais e que preserve o maior número de células normais, o que é indicado pelo número II.
Resp.: B

17) ANULADA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *