IFTO 2022-2 prova de biologia resolvida

01) Ainda hoje com o grande avanço da Ciência, a origem da vida na Terra permanece um mistério. Dentre várias teorias, a Panspermia afirma que:

A) A vida no planeta pode ter sido iniciada com base em monólitos deixados por extraterrestres.
B) A vida no planeta pode ter sido iniciada com base numa sopa primordial.
C) A vida no planeta pode ter sido iniciada com base em partículas da vida que chegaram à Terra através do espaço.
D) A vida no planeta pode ter sido iniciada com base em minerais raros encontrados no centro da Terra.
E) A vida no planeta pode ter sido iniciada com base em homens das cavernas que habitavam a África.

02) O mundo inteiro tem se preocupado com a qualidade de vida e, constantemente, com a alimentação. O consumo de mel tem crescido bastante, no entanto, a população de abelhas não tem crescido na mesma proporção. Para produção de mel as abelhas coletam néctar das plantas. Nesse contexto, o que as abelhas oferecem para as plantas em troca?
A) Flores.
B) Néctar.
C) Polinização
D) Orvalho.
E) Ovos.

03)  Atualmente as doenças infecciosas têm causado grande preocupação para a humanidade, seja pela sua alta virulência, pelo avanço rápido no seu contágio e/ou também pela sua capacidade de se manter apenas em determinadas regiões do planeta.
Considerando as relações entre epidemia e endemia, indique qual dessas doenças NÃO é endêmica do Estado do Tocantins.
A) Hanseníase
B) Coronavirus-Covid-19
C) Dengue
D) Malária
E) Tuberculose.

04) As plantas são muito importantes para a vida na Terra, além da produção de gás Oxigênio para a respiração animal, também desempenham papel crucial no armazenamento e transporte de água por meio das florestas como a Amazônia e o Cerrado brasileiros. Dentre os grupos de plantas, as briófitas e Pteridófitas estão muito presentes nos lugares úmidos, no entanto as Pteridófitas apresentam uma grande DIFERENÇA fisiológica das briófitas. Indique a alternativa correta.
A) Flores.
B) Folhas e frutos.
C) Folíolos e rizoides.
D) Vasos condutores de seiva.
E) Vasos condutores de néctar

05) A reprodução é questão de sobrevivência. Cada ser vivo tem a sua melhor estratégia para encontrar um parceiro. Como as plantas não podem sair para acasalar, elas precisam que mensageiros levem suas sementes, por sua vez, precisam atraí-los. Algumas plantas desenvolveram a estratégia de encobrir o ovário para protegê-lo e nutrir até a germinação. Qual novidade evolutiva as angiospermas possuem em relação aos outros grupos de plantas?
A) Folhas.
B) Frutos.
C) Raízes.
D) Semente.
E) Pseudofilme.

RESOLUÇÃO:
01) A teoria da Panspermia Cósmica (ou Origem Extraterrestre) propõe que a vida surgiu em outro lugar do Universo e que “sementes”, chamadas panspermas, teria chegada à Terra (por exemplo, em meteoros) e aqui se manifestado.
Resp.: C

02)  Entre plantas e abelhas ocorre uma relação conhecida como mutualismo dispersivo, em que as plantas fornecem pólen e néctar às abelhas e estas efetuam a polinização, favorecendo a reprodução sexuada daquelas.
Resp.: C

03) A Covid-19 não é uma doença endêmica do Tocantins; ainda tem sido considerada uma pandemia e, segundo imunologistas, deverá se tornar uma endemia (uma doença é considerada uma endemia quando é recorrente em uma região, sem aumento significativo no número de casos e a população convive com ela).
Resp.: B

04) Um grande salto evolutivo das pteridófitas em relação às briófitas foi o surgimento dos vasos condutores de seiva (xilema e floema), o que possibilitou o fluxo rápido de seiva pelo corpo do vegetal possibilitando, inclusive, o aumento do tamanho.
Resp.: D

05) As angiospermas compõem o grupo vegetal com a maior quantidade de espécies e, um dos fatores que muito contribuiu para esse sucesso reprodutivo foi o surgimento do fruto que, além de conferir maior proteção ao embrião, também favorece a dispersão.
Resp.: B

VEJA TAMBÉM:
UnirG 2020 – prova de biologia resolvida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.