Questão resolvida sobre resistência a antibióticos, da PUC-GO

(PUC-GO/2019-2) Um pesquisador cultivou duas cepas de bactérias (M e N) em uma mesma placa de Petri, em um meio de cultura contendo penicilina, sabendo previamente que M era resistente ao antibiótico e N não.
Ao final do primeiro dia, o pesquisador observou que a maior parte das colônias da cepa bacteriana N havia desaparecido. Porém, no terceiro dia, essas cepas voltaram a proliferar.
Sobre esse experimento, marque a alternativa cuja resposta é a correta:
A) Os genes de resistência existiam em ambas as cepas, porém só se manifestaram em N quando houve o contato com o antibiótico.
B) Os genes de resistência em bactérias podem ser adquiridos durante o processo de meiose, que ocorre no ciclo haplonte desses organismos.
C) As bactérias M transferiram para as bactérias N fragmentos de DNA, responsáveis pela resistência por meio de plasmídeos.
D) As bactérias N adquiriram resistência ao entrar em contato com fungos do meio de cultura, que são resistentes à penicilina.

RESOLUÇÃO:
Algumas bactérias apresentam genes relacionados à resistência a antibióticos em plasmídeos (DNA extra, presente em certas bactérias). Como as duas culturas estavam juntas, pode ter havido transferência do gene relacionado à resistência de uma bactéria da linhagem M para uma bactéria da linhagem N, por meio de um píli sexual (processo chamado de conjugação bacteriana). A foto abaixo (extraída do livro Microbiologia – Tortora -10ª ed. Pág. 237), mostra duas bactérias em processo de conjugação.

Resp.: C

VEJA TAMBÉM:
Unesp 2019 discursiva – prova de biologia resolvida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.