FACISB 2015 para medicina – parte 2

09) Uma jovem solteira decidiu fazer valer o direito de seu filho ter o nome do pai no registro de nascimento.
Ao entrar na justiça com o pedido de reconhecimento de paternidade, a mãe do garoto indicou quatro homens como possíveis pais do menino.
Em sua cidade não havia recursos para se fazer exame de DNA, razão pela qual o juiz que estava julgando o caso recorreu a um laboratório de análises local, solicitando que fosse determinado o tipo sanguíneo, dos sistemas ABO e Rh, dos envolvidos.
Os exames revelaram os resultados apresentados na tabela:

Com base nesses dados, o juiz, auxiliado pelos agentes de saúde do local,
A) excluiu o homem 3 de uma possível paternidade e encaminhou os homens 1, 2 e 4 para exames de DNA em um laboratório de outra cidade.
B) excluiu os homens 1 e 4 de uma possível paternidade e encaminhou os homens 2 e 3 para exames de DNA em um laboratório de outra cidade.
C) excluiu os homens 1, 3 e 4 de uma possível paternidade e encaminhou o homem 2 para exame de DNA em um laboratório de outra cidade.
D) excluiu os homens 3 e 4 de uma possível paternidade e encaminhou os homens 1 e 2 para exames de DNA em um laboratório de outra cidade.
E) excluiu o homem 4 de uma possível paternidade e encaminhou os homens 1, 2 e 3 para exames de DNA em um laboratório de outra cidade.

10) A árvore filogenética apresenta as relações evolutivas entre cinco espécies de vertebrados.

Na árvore, as letras A, B, C, D e E podem ser substituídas, correta e respectivamente, por
A) peixe-palhaço, tartaruga, perereca, papagaio e homem.
B) jacaré, salamandra, tubarão, sardinha e golfinho.
C) cavalo-marinho, sapo, tartaruga, papagaio e chimpanzé.
D) homem, jacaré, golfinho, tubarão e águia.
E) perereca, ratazana, águia, morcego e beija-flor.

11) A hemoglobina é uma proteína complexa que se associa ao oxigênio atmosférico, transportando-o, através das hemácias, até as células dos diferentes tecidos dos animais.
Nas células musculares, outra proteína, a mioglobina, tem por função armazenar oxigênio.
Nos vegetais, a leghemoglobina é uma proteína sintetizada nos nódulos das raízes de leguminosas e também se associa ao oxigênio, ou ao nitrogênio.
A sequência de bases nitrogenadas nas cadeias de DNA que codificam essas proteínas é bastante similar, assim como também é bastante coincidente a sequência de aminoácidos que compõem essas proteínas.
Em função dessas informações, na perspectiva da biologia evolutiva é correto afirmar que
A) a seleção natural, atuando sobre a variação existente entre proteínas ancestrais não correlacionadas, levou à similaridade na sequência de aminoácidos das proteínas atuais.
B) a necessidade da realização de uma mesma função, no caso a captação de oxigênio, levou as plantas e os animais a sofrerem mutações específicas para essa função.
C) a mioglobina, a hemoglobina e a leghemoglobina são proteínas diferentes que tendem, por ação da seleção natural, a convergir para uma mesma estrutura e função.
D) a mioglobina, a hemoglobina e a leghemoglobina são formas divergentes atuais de uma mesma proteína ancestral comum.
E) mutações casuais produziram, a partir de proteínas ancestrais não correlacionadas, proteínas que passaram a ter funções correlatas.

12)  O amarelão, ou ancilostomose, é uma verminose causada tanto pelo Ancylostoma duodenale quanto pelo Necator americanus, cujas larvas atravessam a pele e entram na corrente sanguínea. Já as larvas de Ancylostoma braziliensis também conseguem atravessar a pele, mas não chegam à corrente sanguínea: deslocam-se sob a epiderme formando linhas sinuosas, razão de serem chamadas “bichos-geográficos”.
Sobre a classificação taxonômica das espécies citadas, é correto afirmar que:
A) embora sejam de espécies diferentes, Ancylostoma duodenale e Necator americanus provocam a mesma parasitose, razão pela qual são classificados no mesmo gênero, que não é o mesmo do Ancylostoma braziliensis.
B) o amarelão e o bicho-geográfico são exemplos de que parasitoses diferentes podem ser causadas por espécies de um mesmo gênero, Ancylostoma, ainda que de diferentes filos.
C) apesar de causarem diferentes parasitoses, Ancylostoma duodenale e Ancylostoma braziliensis são da mesma espécie e compartilham com o Necator americanus o mesmo
D) Ancylostoma duodenale e Ancylostoma braziliensis pertencem ao mesmo gênero, mas, por causarem diferentes parasitoses, não são classificados na mesma espécie, na mesma família e no mesmo filo.
E) o amarelão é um exemplo de que uma mesma parasitose pode ser causada por espécies de gêneros diferentes, Ancylostoma e Necator, mas de mesmo filo.

13)  Um estudante do primeiro ano do ensino médio encontrou no pátio de sua escola um abacateiro ainda jovem, com caule não muito espesso e altura de 2,5 metros. Resolveu fazer um experimento: com um adesivo bastante potente, o estudante colou no tronco do abacateiro três tampinhas de garrafa, formando um triângulo de lados de 10 centímetros, cuja base estava a 1,5 metro do chão.
Passados vários anos, já formado e em visita à escola, o ex-aluno surpreendeu-se ao encontrar o mesmo abacateiro, ainda com as tampinhas coladas. Ficou sabendo que os estudantes dos anos seguintes não retiravam as tampinhas do lugar e, regularmente, colocavam mais algumas gotas de cola para evitar que caíssem.
Quando do retorno do ex-aluno à escola, é correto afirmar que, em relação à posição em que foram coladas, as duas tampinhas da base do triângulo estavam
A) aproximadamente na mesma distância uma da outra, e as três tampinhas estavam aproximadamente na mesma altura em relação ao chão.
B) mais distantes uma da outra, mas as três tampinhas estavam aproximadamente na mesma altura em relação ao chão.
C) mais distantes uma da outra, e as três tampinhas estavam muito mais altas em relação ao chão.
D) aproximadamente na mesma distância uma da outra, e as três tampinhas estavam muito mais altas em relação ao chão.
E) mais distantes uma da outra e muito mais altas em relação ao chão, mas a tampinha do ápice do triângulo estava muito mais alta em relação às demais.

14) Três amigas adolescentes foram à dermatologista. Marta reclamava de coceiras na virilha em razão de sarna que havia adquirido, Cecília reclamava de uma micose que lhe provocava coceira nos vãos dos dedos dos pés, e Ruth se incomodava com o odor fétido de suas axilas.
Ao final das consultas, as amigas saíram do consultório cada uma com a indicação de um medicamento:
Medicamento 1: pomada antibactericida.
Medicamento 2: comprimidos antiacaricida.
Medicamento 3: pomada fungicida.

É correto afirmar que, para Marta, Cecília e Ruth, foram indicados, respectivamente, os medicamentos
A) 1, 2 e 3.
B) 2, 1 e 3.
C) 2, 3 e 1.
D) 3, 2 e 1.
E) 1, 3 e 2.

15) Considere o trecho da canção “O Pulso”, gravada pelos Titãs.
O pulso ainda pulsa
O pulso ainda pulsa…
Peste bubônica,
Câncer, pneumonia
Raiva, rubéola,
Tuberculose e anemia
Rancor, cisticercose,
Caxumba, difteria
Encefalite, faringite
Gripe e leucemia…
E o pulso ainda pulsa
E o pulso ainda pulsa
(http://letras.mus.br)

Sobre a etiologia das patologias destacadas na canção, é correto afirmar que
A) quatro patologias são de origem viral e três de origem bacteriana.
B) seis patologias são causadas por vírus.
C) uma única patologia é causada por protozoário.
D) todas as patologias são causadas por organismos unicelulares.
E) duas patologias são causadas por platelmintos.

 

Resolução:
09) Como o filho é Rh+ e a mãe é Rh, obrigatoriamente o pai da criança precisa de ser Rh+  (a característica Rh- é recessiva).
Sendo o filho do grupo sanguíneo O (genótipo ii) e  mãe do grupo sanguíneo A (genótipo IAi), o pai não pode ser AB (genótipo IAIB).
Dessa forma, são excluídos como possíveis pais os indivíduos 3 e 4.
Resp.: D

10) “A” corresponde ao grupo mais primitivo de cordados – os peixes. “B” representa os anfíbios, “C” e “”D” representa répteis e aves, enquanto “E” representa os mamíferos.
Resp.: C

11) Proteínas ancestrais, não correlacionadas, por ação da seleção natural tiveram selecionadas sequências de aminoácidos parecidas nas diferentes proteínas hoje existentes.
Resp.: A

12) O amarelão (ou opilação) é uma doença causada pelos vermes Necator americanus e Ancylostoma duodenale, ambos vermes cilíndricos (filo Nematoda).
Resp.: E

13) O crescimento em extensão (crescimento primário) das plantas ocorre somente no ápice caulinar (onde está a gema apical). Dessa forma, com o passar dos anos, a altura das tampinhas em relação ao solo permaneceu a mesma.
Entretanto, a planta apresenta crescimento secundário (em espessura); dessa forma, a distância entre as tampinhas deverá aumentar.
Resp.: B

14) A sarna é causada por um ácaro; as micoses são doenças fúngicas e odor nas auxilas pode ser devido à ação de bactérias.
Resp.: C

15) Rubéola, raiva, caxumba e gripe são causadas por vírus, enquanto peste bubônica, tuberculose e difteria são doenças bacterianas.
Resp.: A

Veja também:
Facisb 2015 – prova para medicina Parte 1

0 thoughts on “FACISB 2015 para medicina – parte 2

  • 4 de dezembro de 2018 em 14:34
    Permalink

    Poderia fazer a correção da prova de 2018? E teria como me passar os pdf das provas completas, tenho so a do ano de 2018

    Resposta
    • 27 de dezembro de 2018 em 15:50
      Permalink

      Oi Alice! Boa tarde! Por motivo de excesso de trabalho nos colégios no fim de ano, fiquei vários dias sem passar por aqui. Desculpe-me por não tê-la atendido.

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *