FMP 2022 – prova discursiva resolvida

Faculdade de Medicina de Petrópolis – Vestibular 2022

O câncer é uma doença que se apresenta de diferentes tipos, em localizações e aspectos múltiplos,
precisando ser estudados para que o tratamento seja adequado.
O tratamento do câncer pode ser feito através de cirurgia, quimioterapia, radioterapia ou transplante de medula óssea. Em muitos casos, é necessário combinar mais de uma modalidade.
Os elementos radioativos utilizados em radioterapia apresentam características específicas, como radiação (especificamente radiação γ) e tempo de meia-vida curto. As células cancerígenas são mais ‘sensíveis’ à radiação que as células normais e, quando expostas pelo tempo e intensidade certa à radiação, podem ser destruídas. Aplicados ao tratamento, os elementos químicos radioativos mais utilizados são o iodo
(iodo-131), o césio (césio-137) e o cobalto (cobalto-60).
A quimioterapia é o método que utiliza compostos químicos, chamados quimioterápicos, como, por exemplo, os antimetabólicos e os inibidores mitóticos.
A 6-mercaptopurina é um antimetabólico análogo da purina e utilizado no tratamento da leucemia.
Esse fármaco foi desenvolvido nos anos de 1950 e, na época de seu lançamento, foi considerado o fármaco mais potente no combate desse tipo de câncer.

a) O antimetabólico 6-mercaptopurina impede que a célula entre em mitose, pois atua na fase de Síntese do Ciclo Celular (fase S).
Sendo um análogo da purina, quais são os dois tipos de bases nitrogenadas que apresentam grande semelhança com a 6-mercaptopurina? (Valor:10,0 pontos)

b) Os inibidores mitóticos podem paralisar a mitose na metáfase, devido à sua ação sobre a proteína tubulina, formadora dos microtúbulos que constituem o fuso mitótico. (Valor:20,0 pontos)
b1) Qual a função do fuso mitótico na divisão celular?

b2) Quantas moléculas de DNA existem em uma célula humana normal, em metáfase da mitose?

c) Justifique o fato de a mitose em células animais ser chamada de cêntrica, e a mitose em células vegetais ser chamada de acêntrica.

RESOLUÇÃO:
A) Adenina e guanina (são bases púricas).
B.1) O fuso mitótico serve para organizar os cromossomos na placa equatorial e para movê-los para os polos da célula durante a anáfase.
B.2) 92 moléculas de DNA (na metáfase mitótica há 46 cromossomos duplos).
C) A mitose em células animais é chamada de cêntrica devido à presença de centríolos; nas células vegetais como não há centríolos, a mitose é chamada acêntrica.

VEJA TAMBÉM:
FMP 2017 – prova discursiva de biologia resolvida
FMP 2018 – prova discursiva de biologia resolvida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.