Questão resolvida sobre bactérias quimioautotróficas, da USS

(USS – Medicina) Bactérias quimioautotróficas do gênero Nitrobacter têm papel importante no ciclo do nitrogênio porque, ao
usarem a energia da oxidação do íon NO2, produzem NO3 , usado pelas plantas na síntese de aminoácidos.
Em um experimento, bactérias desse gênero foram cultivadas em ambiente fechado, em meio adequado, contendo NH4+ . A pressão parcial de CO2(PCO2) foi mantida próxima a zero durante as três horas iniciais; com cinco horas de cultivo, foi elevada para um valor igual ao dobro do encontrado no ar atmosférico. As taxas de crescimento bacteriano foram medidas, a partir do início do experimento, em dois momentos: logo após a terceira hora e logo após a oitava hora.
Os gráficos abaixo mostram possíveis diferenças no crescimento bacteriano sob as diferentes condições de PCO2.

O resultado desse experimento está registrado no gráfico de número:
A) I
B) II
C) III
D) IV

RESOLUÇÃO:
Uma bactéria quimioautotrófica sintetiza compostos orgânicos utilizando energia proveniente de alguma reação química (como da conversão do amônio em nitrito, por exemplo) e com dependência do gás carbônico (CO2).
Portanto, em um meio com escassez de CO2 o processo de síntese de matéria orgânica (e, consequentemente, de crescimento bacteriano) é próximo de zero. Com o aumento da concentração de CO2, ocorre maior síntese de compostos orgânicos e, consequentemente, maior taxa de crescimento bacteriano.
O gráfico que mostra esse comportamento é o de número II.
Resp.: B

VEJA TAMBÉM:
USS 2018-2 – prova de biologia resolvida

BAIXAR EBOOK GRATUITAMENTE

Está pronto para transformar sua abordagem de redação no Enem de forma inovadora? Descubra como o mundo da Barbie pode enriquecer seus argumentos socioculturais.

👉 Clique aqui e baixe agora o Ebook "Enem & Barbie: Explorando Temas Socioculturais para Redação" e dê o primeiro passo rumo à nota 1000! 💖🖋️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *