Questão resolvida sobre componentes químicos da célula, da UFAL

(UFAL) A matéria que constitui os seres vivos revela abundância em água, cerca de 75% a 85%, além de
proteínas (10 a 15%), lipídios (2 a 3%), glicídios (1%), ácidos nucléicos (1%), e de sais minerais diversos
(1%). Com relação a alguns componentes químicos do corpo humano, assinale a alternativa incorreta.
A) Na composição química das membranas celulares, há fosfolipídios organizados em duas camadas; há também moléculas de proteína.
B) O colesterol, conhecido principalmente por estar associado ao enfarte e a doenças do sistema circulatório, é um importante componente de membranas celulares.
C) Um importante polissacarídeo, o amido, é armazenado no fígado e, quando o organismo necessitar, esse polissacarídeo pode ser quebrado, originando moléculas de glicose para o metabolismo energético.
D) Os íons de cálcio (Ca++) participam das reações de coagulação do sangue e da contração muscular, além de serem componentes fundamentais dos ossos.
E) Os íons de sódio (Na+) e de potássio (K+), entre outras funções, são responsáveis pelo funcionamento das células nervosas.

RESOLUÇÃO:
Nos animais, o polissacarídio que é armazenado no fígado é o glicogênio (um polímero de glicose). Em situações de hipoglicemia (redução do teor de glicose circulante no sangue), por ação do hormônio glucagom, o glicogênio é quebrado para que ocorra liberação de glicose na circulação.
Resp.: C

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *