(Unichristus/2022-2)
PESQUISADORES DO BUTANTAN ESTUDAM FATORES ASSOCIADOS À GRAVIDADE DA COVID-19
A pesquisadora científica Sonia Aparecida Andrade, responsável por esta parceria, explica que, para conduzir o estudo, os pesquisadores analisaram coletas sanguíneas de quatro grupos diferentes: o de controle, com indivíduos saudáveis e sem histórico de infecção por covid-19, e os de pacientes, divididos em casos leves, moderados e graves. Parte da pesquisa foi recentemente aceita para publicação pela revista científica Blood Cells, Molecules and Diseases. Os resultados sugerem que a infecção pelo vírus SARS-CoV-2 causa alteração dos perfis lipídicos no sangue dos pacientes associada à gravidade da doença. Os pesquisadores observaram que, de acordo com a severidade da doença, os parâmetros lipídicos se modificam e geram uma dislipidemia, caracterizada principalmente pela diminuição do colesterol bom.
Disponível em: https://butantan.gov.br/. Acesso em: 14 mar. 2022 (adaptado).
Os resultados dessa pesquisa sugerem que essa modificação dos parâmetros lipídicos se caracteriza principalmente pelo(a)
A) aumento das lipoproteínas de alta densidade.
B) aumento das lipoproteínas de baixa densidade.
C) diminuição das lipoproteínas de alta densidade.
D) diminuição das lipoproteínas de baixa densidade.
E) diminuição dos ácidos graxos poli-insaturados (ômega-3).
RESOLUÇÃO:
De acordo com o trecho apresentado, a severidade da Covid-19 interfere na quantidade de colesterol bom, o HDL, provocando uma redução de sua taxa na corrente sanguínea. O HDL é o colesterol associado a lipoproteínas de alta densidade (HDL = High Density Lipoprotein = Lipoproteína de alta densidade).
Resp.: C
VEJA TAMBÉM:
– Questões comentadas sobre lipídios.
Seja o primeiro a comentar