Enem 2022 cobra questão sobre mosaicismo. Veja resolução.

(Enem/2022) Na figura está representado o mosaicismo em função da inativação aleatória de um dos cromossomos X, que ocorre em todas as mulheres sem alterações patológicas.

Entre mulheres heterozigotas para doenças determinadas por genes recessivos ligados ao sexo, essa inativação tem como consequência a ocorrência de
A) pleiotropia
B) mutação gênica
C) interação gênica
D) penetrância incompleta
E) expressividade variável.

RESOLUÇÃO:
Genes ligados ao sexo são aqueles que ocorrem no cromossomo X e não ocorrem no cromossomo Y. Mulheres heterozigotas têm um cromossomo X com o alelo funcional do gene e um cromossomo X como o alelo não funcional.
Como o cromossomo X a ser inativado é casual (em uma célula pode ser aquele que tem a cópia do alelo funcional e em outra célula pode ser aquele que tem a cópia do alelo inativo), isso significa que a expressividade do gene será variável.
Resp.: E

VEJA TAMBÉM:
Questão resolvida sobre hemofilia, da UFMG

BAIXAR EBOOK GRATUITAMENTE

Está pronto para transformar sua abordagem de redação no Enem de forma inovadora? Descubra como o mundo da Barbie pode enriquecer seus argumentos socioculturais.

👉 Clique aqui e baixe agora o Ebook "Enem & Barbie: Explorando Temas Socioculturais para Redação" e dê o primeiro passo rumo à nota 1000! 💖🖋️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *