Questão resolvida envolvendo mortes na boate Kiss, da UERJ

(UERJ) Laudos confirmam que todas as mortes na Kiss ocorreram pela inalação da  fumaça.

Necropsia das 234 vítimas daquela noite revela que todas as mortes ocorreram  devido à inalação de gás cianídrico e de monóxido de carbono gerados pela queima  do revestimento acústico da boate.
Adaptado de ultimosegundo.ig.com.br, 5/03/20 3.

Os dois agentes químicos citados no texto, quando absorvidos, provocam o mesmo resultado:  paralisação dos músculos e asfixia, culminando na morte do indivíduo.
Com base nessas informações, pode-se afirmar que tanto o gás cianídrico quanto o monóxido  de carbono interferem no processo denominado:
A) síntese de DNA
B) transporte de íons
C) eliminação de excretas
D) metabolismo energético

RESOLUÇÃO:
O monóxido de carbono liga-se à hemoglobina de forma mais estável que o O2 comprometendo, assim, o transporte de oxigênio aos tecidos.
O cianeto liga-se ao citocromo a3 na cadeia respiratória, principal local de produção de ATP pela célula.
Dessa forma, tanto o monóxido de carbono quanto o cianeto atuam no metabolismo energético, comprometendo a produção de ATP pela célula.
Resp.: D

VEJA TAMBÉM:
Questão resolvida sobre metabolismo energético, da Unig

BAIXAR EBOOK GRATUITAMENTE

Está pronto para transformar sua abordagem de redação no Enem de forma inovadora? Descubra como o mundo da Barbie pode enriquecer seus argumentos socioculturais.

👉 Clique aqui e baixe agora o Ebook "Enem & Barbie: Explorando Temas Socioculturais para Redação" e dê o primeiro passo rumo à nota 1000! 💖🖋️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *