Questão resolvida sobre mitocôndrias e cloroplastos, da FGV 2019

(FGV/2019) As mitocôndrias e os cloroplastos são organelas que se assemelham quanto ao metabolismo responsável pela síntese de ATP. Porém, para que ocorra tal síntese, a energia utilizada provém de fontes e etapas metabólicas diferentes, sendo que
A) nas mitocôndrias, a maior produção de ATP ocorre na primeira etapa da respiração, e, nos cloroplastos, na última etapa da fotossíntese.
B) as mitocôndrias utilizam a energia contida nos polissacarídeos, e os cloroplastos utilizam a energia contida nos monossacarídeos.
C) nas mitocôndrias, a maior produção de ATP ocorre concomitante à formação da molécula de água, e, nos cloroplastos, ocorre concomitantemente com a quebra da molécula de água.
D) as mitocôndrias utilizam energia das enzimas consumidas na respiração celular, e os cloroplastos utilizam energia contida na molécula de clorofila.
E) nas mitocôndrias, a maior parte da energia é produzida durante o ciclo de Krebs (ciclo do ácido cítrico), e, nos cloroplastos, no ciclo de Calvin-Benson (ciclo das pentoses).

RESOLUÇÃO:
Na respiração celular, evento que ocorre nas mitocôndrias, a maior produção de energia ocorre na última etapa do processo (cadeia respiratória), nas cristas mitocondriais, onde ocorre a fosforilação oxidativa, ocasião em que ocorre a formação da molécula de água.
Nos cloroplastos, a produção de ATP ocorre na primeira etapa do processo fotossintético, na chamada fase fotoquímica. Nesta fase, ocorre a fotofosforilação, que corresponde à produção de ATP com uso de energia proveniente da luz solar. Durante a fotofosforilação oxidativa ocorre a fotólise da água, com liberação de H+ que será usado para produção de NADPH.
Resp.: C

VEJA TAMBÉM:
Questão resolvida sobre mitocôndrias, da Unemat 2017-2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *