Questão resolvida sobre fadiga muscular, da Facig

(Facig/2017 – Medicina) Durante uma atividade física intensa, o oxigênio que chega ao músculo é insuficiente para obtenção de toda a energia necessária, por isso, as células musculares realizam a fermentação láctica, para produzir ATP de urgência, e o resultado é dor e fadiga causadas pelo acúmulo ácido láctico no músculo. Porém, quando em repouso, as células musculares produzem excesso de ATP. Esse reservatório de energia, que está presente na célula muscular, fica na forma de:
A) Glicose.
B) Glicogênio.
C) Fosfocreatina.
D) Ácido pirúvico.

RESOLUÇÃO:
As células musculares armazenam energia nas moléculas de fosfocreatina (cretina fosforilada), uma molécula que possui uma ligação fosfato  rica em energia, tal como ocorre com o ATP.
Por meio da enzima creatina quinase,  a fosfocreatina é usada para recuperar o ATP, cedendo o grupo fosfato ao ADP, produzido a partir do uso do ATP pelas fibras musculares.
Resp.: C

BAIXAR EBOOK GRATUITAMENTE

Está pronto para transformar sua abordagem de redação no Enem de forma inovadora? Descubra como o mundo da Barbie pode enriquecer seus argumentos socioculturais.

👉 Clique aqui e baixe agora o Ebook "Enem & Barbie: Explorando Temas Socioculturais para Redação" e dê o primeiro passo rumo à nota 1000! 💖🖋️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *