Questão resolvida sobre tecido cartilaginoso, da Unicerrado

(Unicerrado/2023-2) O tecido cartilaginoso possui uma matriz firme e flexível, resistente a tensões mecânicas e que participa da sustentação do corpo. Em relação a esse tecido, assinale a afirmativa correta.

A) As células cartilaginosas são denominadas adipócitos e dão origem ao pericôndrio e aos condroblastos.
B) A cartilagem elástica rica em fibras colágenas é encontrada no nariz, na laringe e na traqueia e no esqueleto fetal, antes de ser substituída pelo tecido ósseo.
C) A cartilagem hialina é muito vascularizada e inervada e, por isso, apresenta alto metabolismo e, também é menos sujeita a processos degenerativos.
D) A cartilagem fibrosa contém fibras elásticas e colágenas na matriz extracelular e é encontrada no pavilhão e tuba auditiva e epiglote.
E) Pericôndrio é formado por tecido conjuntivo denso, responsável pela nutrição e pela regeneração das cartilagens.

RESOLUÇÃO:
Analisando cada alternativa:
A) Incorreta. Os adipócitos são células do tecido adiposo.
B) Incorreta. A cartilagem encontrada no nariz, na laringe e na traqueia é principalmente a cartilagem hialina, não a cartilagem elástica.
C) Incorreta. O tecido cartilaginoso é avascularizado.
D) Incorreta. A cartilagem fibrosa é rica em fibras colágenas e está presente em locais como discos intervertebrais e sínfises púbicas. A cartilagem que contém fibras elásticas é a cartilagem elástica, encontrada no pavilhão auricular, tuba auditiva e epiglote.
E) Verdadeira.
Resp.: E

VEJA TAMBÉM:
Questão resolvida sobre tecido cartilaginoso, da FCMPB 2021
Questão resolvida sobre tecido cartilaginoso e tecido ósseo, da UPE-SSA 2022
Questão resolvida sobre tecido cartilaginoso, da Unigranrio 2021-2

BAIXAR EBOOK GRATUITAMENTE

Está pronto para transformar sua abordagem de redação no Enem de forma inovadora? Descubra como o mundo da Barbie pode enriquecer seus argumentos socioculturais.

👉 Clique aqui e baixe agora o Ebook "Enem & Barbie: Explorando Temas Socioculturais para Redação" e dê o primeiro passo rumo à nota 1000! 💖🖋️

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*