Questão resolvida sobre sistema ABO, da Unisantos

(Unisantos/2016) 

A tirinha acima refere-se aos quatro tipos sanguíneos diferentes na espécie humana: A, B, AB e O.

Assinale a afirmativa INCORRETA:

A) Pessoas pertencentes ao grupo sanguíneo B possuem aglutinogênios B em suas hemácias e aglutinina anti-A em seu plasma sanguíneo.
B) Pessoas do grupo sanguíneo AB podem ser chamadas de receptores universais por não apresentarem nenhum tipo de aglutininas em seu plasma sanguíneo.
C) Pessoas do grupo sanguíneo do tipo B podem doar sangue para pessoas com os tipos sanguíneos do tipo B e AB e podem receber de B e O.
D) Pessoas do tipo sanguíneo do tipo O apresentam aglutinogênios do tipo anti-A e anti-B e por isso são chamados de doadores universais.

RESOLUÇÃO:
A) Correta. A presença de aglutinogênios tipo B nas hemácias e de aglutininas anti-A no plasma caracterizam uma pessoa do tipo sanguíneo B.
B) Verdadeira. Como as pessoas do grupo AB apresentam os aglutinogênios A e B em suas hemácias, elas não apresentam as aglutininas (anticorpos) anti-A e anti-B, o que causaria a coagulação do sangue.
C) Verdadeira. O AB é receptor universal, uma vez que não possui aglutininas; o grupo O é doador universal, uma vez que não possui aglutinogênios.
D) Falsa. Pessoas do grupo sanguíneo O possui aglutininas anti-A e anti-B em seu plasma e, como não possuem aglutinogênios, são consideradas doadoras universais.
Resp.: D

VEJA TAMBÉM:
Questão resolvida sobre sistema ABO e Rh, da Multivix
Questão resolvida sobre transfusão sanguínea, da URI 2015

BAIXAR EBOOK GRATUITAMENTE

Está pronto para transformar sua abordagem de redação no Enem de forma inovadora? Descubra como o mundo da Barbie pode enriquecer seus argumentos socioculturais.

👉 Clique aqui e baixe agora o Ebook "Enem & Barbie: Explorando Temas Socioculturais para Redação" e dê o primeiro passo rumo à nota 1000! 💖🖋️

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*